quarta-feira, 28 de março de 2007

Derrota e críquete

Já se passou há uns dias, mas não pode deixar de ser observado: a Índia foi eliminada do Mundial de críquete, a realizar-se na Jamaica. Perdeu, logo na primeira fase, contra os seus pequeninos e muito mal-amados vizinhos Bangladexe e Sri Lanka. A vitória contra os amadores das Bermudas não evitou o escândalo nacional e provocou dois suicídios. Paixão e a honra nacional obligées.

O mais interessante foi acompanhar a eliminação nos fóruns cibernéticos indianos: repetidas insistências para que o Parlamento indiano legisle a favor da proibição do desporto-rei e repetidos consolos mútuos de que a eliminação só demonstra que "este desporto, de cariz ocidental, não nos está no sangue".

Este último pensamento ataca, de raíz, uma das questões nacionalistas mais centrais da luta anti-colonial em inícios do século XX: "saberemos derrotar os próprios mestres britânicos no desporto em que eles, até recentemente, não nos deixavam sequer participar?". A resposta, obviamente afirmativa, está gravada num dos mais emblemáticos filmes de Bollyood: Lagaan.

2 comentários:

  1. Xiiii....Lagaan, há tantos anos que o vimos em Lisboa!
    Foi o primeiro filme indiano que vi, e desde então tento ver os raríssimos filmes indianos que em terras lusas aparecem.
    Adorei o Lagaan e logo nos primeiros minutos não consegui evitar e torci para que os colonizados e oprimidos vencessem a partida de críquete!
    vou espreitando sempre o teu blog :)
    muitos beijinhos, raquel duque *

    ResponderEliminar
  2. Pois sim, no Saldanha Residence, esse espaço que ainda se digna a exibir uns filmes "intelectualóides" (mas não muito), de vez em quando. O mais interessante foi, no entanto, ver algumas pessoas saírem, desesperadas e exaustas, à terceira e quarta hora do filme.

    ResponderEliminar