sexta-feira, 23 de março de 2007

Uma travessa indiana

A Índia no Século XXI, um livro de Pavan Varma, numa genial recensão de Antunes Ferreira, no seu célebre cantinho blogosférico e muito recomendável Travessa do Ferreira.

Pavan Varma é director-geral do Indian Council for Cultural Relations (Conselho Indiano para as Relações Culturais), o congénere do Instituto Camões na Índia e, por sinal, a minha instituição bolseira.

Henrique Antunes Ferreira, ex-Diário de Notícias, é um bom amigo da minha família. A sua experiência jornalística na Índia (duas vezes, acompanhando delegações oficiais), quando partilhada, como nesta recensão, é soberba. O seu interesse subcontinental é aliás reflexo de uma muito mais ampla e patológica inclinação pelo Oriente: é casado com a goesa Raquel e a sua imensa paixão por Goa (a comida!) leva-o, muitas vezes, a afirmar que é "mais goês do que muitos goeses".

2 comentários:

  1. Cá estou eu a dizer mal. Genial recensão? Talvez, quando eu encontrar a recensão. O teu amigo escreve quase tudo sobre si e quase nada sobre o livro do Varma. Fiquei na mesma quanto a este. Ou quase, sempre fiquei a saber que o Varma está tão bem informado e tem opiniões não menos profundas do que o Antunes Ferreira. Tirando isso, nada.

    ResponderEliminar
  2. Cá estas tu, outra vez, a dizer mal. E bem. Mas, como deverás saber, as recensões assinadas por académicos (ou jornalistas) sénior dão nisto mesmo, ou seja, (não desinteressantes e desimportantes) divagações sobre tudo e mais alguma coisa, menos a obra.

    ResponderEliminar