segunda-feira, 19 de março de 2007

Redescobrindo: Jamu, Caxemira e Ladaque

O estado de Jammu and Kashmir, pelo menos a parte indiana, tem três distritos que, em bom português e na minha opinião, se escrevem assim: Jamu (Jammu, com a capital de mesmo nome), Caxemira (Kashmir, o vale, com a capital em Srinagar) e Ladaque (Ladakh, de maioria budista, com a capital em / Leh ).

5 comentários:

  1. Constantino,

    Tenho lido seu blog (quase acabando 2004) e tenho o achado muito bom. Uma grata surpresa.

    Meu nome é Rodrigo, sou brasileiro, formado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília, e estou indo para Deli em agosto.

    Irei como funcionário da embaixada brasileira, e minha mulher tem interesse em entrar no curso de International Relations na Jawarharal Nehru. Você poderia, como estrangeiro e falante de português, nos dar alguma idéia de qual a melhor forma de ela conseguir uma vaga. Ela já tem um curso superior no Brasil, de turismo.

    Muito obrigado,
    Rodrigo

    ResponderEliminar
  2. Sr Rodrigo,

    Aproveito esta oportunidade para lhe perguntar (já que é funcionário da embaixada do Brasil), quais são as pretensões do Brasil na União indiana? E desde quando o interesse pelo país? É que pelo que parece claro o Brasil nunca teve uma relação histórica nem cultural e muito menos comercial com a Índia. Até podia estar a par com outros países latino-americanos que nem embaixada nesse país têm.

    ResponderEliminar
  3. Caro Constantino,

    Peço que me escreva-me em liaorc@gmail.com se não for dar muito trabalho. Adianto, de qualquer forma, que sou funcionário da área administrativa do Ministério de Relações Exteriores Brasileiro, trabalhando no Brasil há dois anos na área de diplomacia cultural.

    Não possuo ainda conhecimento de causa suficiente ou até posição privilegiada na elaboração da política externa brasileira para poder responder-lhe; recomendo uma visita ao responsável pelas relações políticas entre Brasil e Índia. Ou um estudo de artigos de acadêmicos brasileiros - www.relnet.com.br.

    Escrevi em busca de seu auxílio como cidadão do mundo, e como colega graduado em relações internacionais. Terei o maior prazer em discutir outro temas.

    Uma dúvida: o tom inquisidor de sua resposta é apenas um comportamento jornalístico?

    Novamente solicito sua boa vontade em responder em liaorc@gmail.com.

    Rodrigo

    ResponderEliminar
  4. Caro Rodrigo,

    O comentário anterior e o tom inquisidor não são da minha autoria.

    Terei todo o prazer em lhe dar todas as informações úteis, para que você e sua mulher possam adaptar-se da melhor forma aqui a Deli e prosseguir os vossos objectivos. Será um prazer ter mais lusofonia por aqui. Darei novidades por e-mail.

    Constantino

    ResponderEliminar
  5. É verdade, meu caro. Perdoe-me a inaptidão. Confesso que estranhei mesmo o tom da mensagem.

    Aproveito o ensejo para dizer que o seu blog tem sido um companheiro deveras útil nos últimos dias. Imagino que uma mudança para a Índia deva ser uma aventura para qualquer ocidental (se é que ainda se considera a América do Sul parte do mundo ocidental moderno - o que também não me deixaria triste).

    E, bem, reforço, de qualquer forma, as informações ao senhor observador.

    Abraço,
    Rodrigo

    ResponderEliminar