sexta-feira, 2 de março de 2007

Thursday Forum (again)

O Thursday Forum, a tertúlia semanal que ajudei a fundar, há dois anos, na Foreign Students' Association da JNU, continua vivo. Prova disso foi a sessão de ontem. O actual coordenador convidou-me para falar sobre migrações e "porque é que somos todos migrantes".

Na presença de mais de uma vintena de estudantes, o debate foi, como sempre, tórrido e culturamente polifónico, estendendo-se para além da meia-noite: creio que estavam representadas, pelo menos, quinze nacionalidades, para além de um grupo de palestinianos apátridas, refugiados em Nova Deli depois de terem abandonado o seu Iraque adoptivo (desde 1948).

Para além dos estudantes estrangeiros mono-nacionais, imigrantes temporários, havia ainda os casos interessantes de um sudanês de nacionalidade canadiana ou o de uma peruana licenciada nos Estados Unidos, inscrita num mestrado na Alemanha e actualmente de intercâmbio na Índia. Ou o caso da paquistanesa com residência na África do Sul. Um investigador indiano a trabalhar sobre a diáspora afegã em Nova Deli. Um sudanês a viver há 12 anos na Índia. O norte-americano de origem indiana, do Querala. Imigrantes internos: um caxemire e uma bengali. Etc. Resumindo, foi mais um excelente fórum nocturno, essencialmente diaspórico.

Sem comentários:

Enviar um comentário