sexta-feira, 2 de março de 2007

5 paisés

Uma Rupia indiana é composta por cem paisés. Como a Índia emerge, e a inflação também, hoje já ninguém quer ouvir falar em paisés. Mas hoje, no banco, vi uma circular do Reserve Bank of India anunciando a retirada de circulação de várias moedas de paisés. As únicas que eu tenho visto são as de 50 paisés. Abaixo disso, nunca me passou nada pelas mãos.

Mas que elas existem, existem, e a circular que eu vi é prova disso. A moeda de menos valor a retirar da circulação são 5 paisés, uma bela moeda que, reconheci pela foto ao lado, já tinha visto há uns quinze anos em casa da minha avó, em Goa. Ora, para ficarem com uma ideia, 1 Rupia indiana equivale sensivelmente a 2 cêntimos de Euro. Logo, a linda moeda que está a ser retirada das bolsas indianas tem um valor aproximado de 0,1 cêntimos.

Se me chegar uma destas moedas à mão e se eu conseguir comprar alguma coisa com ela, eu depois aviso aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário