terça-feira, 6 de março de 2007

Compra de legumes

Enquanto escolhia uns tomates e uns limões, na margem da ruela, uma vaca ao meu lado penetrava um minúsculo templo com o seu foçinho esfomeado.

2 comentários:

  1. Para começar, queria dar os parabéns por este blog muito informativo e útil para quem queira conhecer certas realidades da India, em especial Nova Delhi, entre outras coisas... Tenho tido oportunidade de ler muito do que aqui foi escrito e que muito me tem interessado. Há já algum tempo que tenho uma enorme curiosidade por visitar esse país e decidi-me pela ida neste verão, durante o mes de agosto. Sei que não é a melhor altura mas infelizemente será a única que me dá a possibilidade de viajar durante 1 mes e tal. Pensei em comecar em delhi onde estaria durante uma-duas semanas, seguiria para agra onde estaria 2-3 dias, apanharia comboio ou avião (?) para bombaim,terminando mais tarde em Goa, mantendo me aí uma-2 semanas tb. Ficaria muito agradecido se me pudesses dizer qual o melhor itenerário a fazer e de que maneira (+barato) e o que de melhor visitar como portugues durante o percurso. Sei q poderia informar-me através da internet e informei-me mas sinceramente prefiro a informação e os conselhos de uma pessoa que demonstra um "insight" muito interessante.
    Cumprmentos
    João Falcão

    ResponderEliminar
  2. Caro João,
    abro uma excepção para ti, porque se fosse responder a todos os pedidos de aconselhamento de viagem à Índia que me chegam diariamente, não teria tempo para eu mesmo viajar por este país.

    Agosto é um péssimo mês para se visitar Deli. Por isso, recomendo que deixes Deli para o fim. Ainda por cima, se vens à Índia pela primeira vez, o melhor será uma ambientação inicial nessa plataforma híbrida euro-indiana que é Goa, talvez por uma semana (chega).

    Depois, podes iniciar o trajecto que tens em mente, mas ao contrário. Recomendo as seguintes paragens ("googlando" estes nomes, verás porquê os recomendo e poderás escolher os que mais te interessam e se adequam ao teu tempo e orçamento)
    Bombaim (1 dia de visitas)
    Goa (4-5 dias)
    Pune (de passagem)
    Aurangabad/Ellora/Ajanta
    Indore/Mandu/Omkareshwar (1 dia cada)
    Bhopal/Sanchi (1-2 dias)
    Jhansi/Orchha (1 dia)
    Gwalior (1 dia)
    Agra (1 dia, 2 se quiseres ir a Fatehpur Sikri)
    Deli (2/3 dias bastam, final)

    Está tudo muito apertado, mas se tiveres um mês, podes seleccionar alguns destes destinos e dedicar-lhes mais do que o apertado dia único que aqui lhes dedico. De Goa a Aurangabado o percurso tem que ser de autocarro. De Aurangabad até Deli, é tudo possível de comboio, mas tens que marcar com antecedência e planear bem. De Indore para Mandu e Omkareshwar, por exemplo, é preciso autocarro.

    Atenção ao clima, porque é muito complicado viajar nesta altura de Agosto. Nessa altura, é mais comum os turistas refugiarem-se na frescura dos Himalaias, mas que, é claro, é todo um outro mundo, pouco "indiano".

    Constantino

    ResponderEliminar