quinta-feira, 2 de março de 2006

Sempre a abrir

Hoje a Índia foi sempre a abrir. De repente conquistou as linhas de topo da actualidade jornalística, os editores lembraram-se que têm correspondente na Índia ou procuraram urgentemente comentadores especialistas na matéria para comentários. É assim, quando o imperador, ditador, libertador, aliado, inimigo, amigo ou simplesmente Presidente dos Estados Unidos da América decide vir visitar o maior país do sub-continente asiático. Ainda por cima quando a questão principal da conferência de imprensa mete a palavra "nuclear", isso é a cereja em cima do bolo mediático.

Portanto, o dia foi igualmente diabólico para mim, embora tenho tido menos sorte do que quando pude entrevistar o Zé Manel. Fiquei cá em casa, ouvindo sirenes e manifestações lá fora, montando o meu quartel-geral jornalístico lusófono em terras indianas. Logo de manhã liga-me a simpática jornalista Gisela Heymann de Paris, da Radio France International - Emissão Brasil/Lusofonia, a pedir comentário meu ao acordo nuclear que tinha acabado de anunciar. Se forem a este link ainda hoje, e ouvirem a segunda notícia, ouvirão uma amostra da entrevista mais longa, que, ao que parece, também foi transmitida na Rádio Paris-Lisboa (RPL) aí em Portugal.

Depois de lhes enviar um lembrete de que se passava algo nuclear pelas Índias, também me pediram uma peça da Rádio Renascença que podem ouvir neste link (uma parte só, claro) e que foi para o ar no jornal das nove da manhã e, presumo, em noticiários subsequentes. É a minha terceira peça radiofónica, calma, vou melhorando!

E claro, para o maior semanário luso, seguiu um artigo especial de análise, que deverá ser publicado no Sábado (Internacional) e que poderão ler se decidirem comprar o saco de plástico que foi do Saraiva.

Tudo isto custou-me um dia inteiro de trabalho, embora até seja uma matéria com que estou familiarizado e em que já tinha a entrevista feita. Um dia inteiro de estudo, também, porque amanhã há exame a "Indian Electoral Systems and Processes".

6 comentários:

  1. hihihiiiiiiiiii "anunciou hoje num confereeeeeeeeiiiiiincia de imprensa..."
    hohohohoho

    ResponderEliminar
  2. Tive o privilégio de presenciar "in loco" a capacidade de trabalho e obviamente, o enorme gosto que o meu amigo Tino tem pelo jornalismo.
    Se aquando da minha visita por "terras do Tino", a grande entrevista do Expresso ao Zé Manel foi o momento alto, mais orgulho senti quando ouvi aquela "vozita" do tinoco na RFM, na 1ª de muitas reportagens radiofónicas do nosso correspondente.
    Um grande abraço.

    ps- Mais uma vez, muito obrigado pela tua hospitalidade e ajuda para que a viagem dos Henriques na India fosse inesquecivel.

    ResponderEliminar
  3. La lectura en portugués no es mi mayor fuerte, pero no cabe duda que los post de este Blog son de una altísima calidad. Así, mientras aprendo otro idioma conozco un poco de la realidad de la India. Como ven, es una buena inversión. Al menos entiendo más un idioma "latino" y no uno asiático!!!!

    ResponderEliminar
  4. Gonçalo: Quando aprendes a falar o verdadeiro português? Talvez no estádio do BelenÊnses?

    Mateus: Não tens que agradecer. Tens é que voltar, as miúdas só perguntam por ti (chamam-te "sapo").

    Carina: Estás-me a dever mais 39 comentários, tendo em conta o rácio de visitas/comentários com que me tens presenteado. Já corrigi o URL para o teu blog (só hoje reparei que estava errado)

    Juliana: Caramba, chica. Obrigado pela tua fiel leitura. Avisa-me quando tiveres terminado, vou-te dar um prémio (visita guiada gratuita ao Taj Mahal).

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  6. Nuevamente estoy de visita para poder continuar con mi maratónica lectura de todos tus post. Tino, no dudaré en avisarte cuando termine, sin duda quiero esa visita guiada al Taj Mahal!!!! Pero ante todo debes agradecer a carina, ya que fue gracias a ella que llegué a conocer tu blog. Creo que a ella también le debes una "comissao" (creo que así se escribe), no te parece Hasta pronto, un abrazo y felicitaciones por el blog

    ResponderEliminar