quarta-feira, 27 de setembro de 2006

Óscar indiano?

Depois do alarido de "Lagaan", filme que chegou a ser nomeado em 2001 para os Óscares da Academia, agora é a vez de "Rang de Basanti". Ou melhor, poderá vir a ser a vez de, porque foi nomeado pelos indianos para uma nomeação.

O filme foca de forma soberba a transformação e os dilemas geracionais da Índia: tradição e modernidade, casta e classe, nação e mundo. A estrela Aamir Khan desempenha um papel excelente. O director, Om Prakash Mehra, rompe com o enredo clássico de Bollywood ao ponto de instigar directamente contra as autoridades estatais e premiar a audiência com um final... nada feliz.

Altamente recomendável para quem queira conhecer um pouco da Índia de hoje, dos jovens urbanos e da nova classe média que tantos arrepios está a provocar a Ocidente. Há dinheiro, há motas, há muito alcóol, há desinteresse pela história, mas há também conflitos de casta, de ideologia e de religião. Acima de tudo, no fim, há revolução.

3 comentários:

  1. Passaste-te. O filme é engraçado mas daí a soberbo vai uma grande distância. O tratamento dos "dilemas geracionais" é grosseiro e só se destaca porque estes dilemas estão ausentes do cinema indiano. E o final é patético. Para mim, evidentemente.

    Quanto à fiabilidade da representação dos jovens classe média de hoje, saberás melhor porque lidas mais com eles mas a mim parece-me estar tão perto do jovem classe média indiano standard quanto os filmes de James Dean estavam do jovem classe média americano dos anos 50 standard: são visões idealizadas que acabam por não retratar verdadeiramente os jovens, antes representando os seus modelos ideais.

    Namaste

    ResponderEliminar
  2. Sérgio,

    de facto... passei-me: o filme rompe claramente com tudo o que é clássico e tradicional no Bollywood de hoje. Mas, ok, modero o meu "soberbo", porque, se considerado a nível mundial (como tu o fazes), Rang de Basanti não chega aos calcanhares nem de um filme B francês.

    Vejamos onde é que o filme rompe com ideais pré-estabelecidos:

    - amizade entre jovens de castas e religiões diferentes (não tão raro assim, mas bem problematizado aqui)

    - autocrítica: é uma jovem inglesa que vem "educar" e "consciencializar" os jovens indianos para a sua própria história (onde é que se já viu isto, num país que condena o seu PM por dar um discurso "submissivo" em Oxford?)

    - debate: Bhagat Singh, das figuras mais polémicas e debatidas na Índia, é foco de tensão no filme também; nunca dantes tinha visto isto. O único lugar em que se discute Bhagat Singh é nos comboios e nas universidades, mas nunca entra na comunicação social/discurso oficial)

    - cisão/união: nunca dantes, uma aproximação tão aberta à clivagem Índia socialista/Índia nacionalista(para o pôr de forma simplista): um dos jovens encarna de forma superior o segundo sentimento (tipo Hindutva) e o director apresenta-o de forma racional e desapaixonada, como um ponto de vista legítimo: uma raridade na Bollywood e nas artes indianas indianas normalmente obcecadas pelo "polticamente correcto" e entretidas em marginalizar o ponto de vista "nacionalista" (Proud to be an Indian/Viva Chandra Bhose).

    - revolução: claro que idealizado, mas não menos simbólico (afinal, estamos no domínio das artes!). Jovens assassinam o ministro da Defesa! Crítica directa às Forças Armadas por vitimizar os seus jovens quadros nos "caixões voadores" - caças russos a cairem de podre. Onde é que já se viu isto? Tomada de estação de rádio, rebeldia total, jorra sangue. Por mais patética que seja a filmagem e o objectivo (a revolução dos "jovens" em simultâneo por toda a Índia, via novas tecnologias - leia-se SMS), é tremendamente simbólico e um balão de ar fresco para a sociedade civil indiana.

    - novas tecnologias: temos que nos libertar do "mas". A Índia cresce rapidamente, "mas" 30% da população vive abaixo do limiar da pobreza. A Índia das duas velocidades. Acho que todos os que conhecem a Índia estão mais do que consciencializados disso. A Índia dos contrastes, por mais real que seja, já se tornou num cliché. É preciso saber olhar também para a influência das novas tecnologias nessa "primeira Índia" (embora também na "segunda" já não são poucos os motoristas de riquexó que têm telemóvel). Um exemplo é os media. O panorama da comunicação social indiana está em revolução total devido à chegada das novas tecnologias, do telemóvel à Internet, passando pela drástica redução de custos de chamadas internacionais.
    Jornais como o "Tehelka", televisões como a "NDTV" e sites como o "zeenews.com" têm tido um impacto tremendo à escala "pan-indiana".

    Resumindo e concluindo: em termos de qualidade de imagem, fotografia e mesmo enredo um filme à altura de Bollywood e, portanto, bastante "patético" para gostos ocidentais. Em termos de inovação simbólica, mensagem, e mesmo concepções e ideais clássicos e unidimensionais, longe de um Mulholland Drive (mas também não é para ganhar Cannes), mas soberbo no contexto indiano.

    Já agora, boas-vindas ao Vida em Deli e espero que me provoques mais vezes a responder pelos meus eventuais exageros. Prometo moderar a utilização do adjectivo "soberbo" para descrever futuros Rang de Basantis...

    ResponderEliminar
  3. Como dizes, tem que se começar por algum lado. Mas daí até um Oscar vai uma grande distância. Embora nunca se sabe, aquilo dos Oscares é tudo comércio portanto até pode acabar no Rang...

    ResponderEliminar