domingo, 10 de setembro de 2006

O mundo lusófono em curso em Deli

Dois anos depois, muitas propostas e projectos depois, materializa-se uma antiga ideia minha. No Sábado realizou-se a primeira de quinze sessões do curso livre "The Lusophone World: Social, Cultural and Political Aspects", na Universidade de Delhi, Faculty of Arts.

Coordenado pelo João Pedro Faustino (o leitor do Instituto Camões em Deli) e por mim, e apoiado pelo Department of Romance and Germanic Studies e pelo Centro de Língua, Instituto Camões-Goa, prolonga-se por quatro meses, até à cerimónia final em finais de Janeiro.

Com recursos mínimos pusemos em prática um projecto essencial para a diplomacia cultural (e não só) portuguesa por estas bandas. Um curso livre, em inglês (mas com elementos em português), sobre o mundo lusófono, com especial ênfase para a contemporaneidade. Moldado para estudantes, mas não só, interessados em conhecer mais desses oito países e centenas de comunidades lusófonas, num formato interactivo, com recursos audiovisuais e convidados.

Havendo tantos alunos da Delhi University e na minha Jawaharlal Nehru University a estudarem a língua portuguesa, presumimos que haveria interesse e resposta. Especialmente porque um outro objectivo é dar elementos e conhecimentos que os alunos depois poderão aplicar como mais-valia na sua futura carreira profissional como tradutores, intérpretes, guias, administrativos de embaixadas, etc.

Sábado de manhã, na primeira sessão (em que eu abordei a temática "A chronological background: Portugal and its major historical moments – from Afonso Henriques to Cavaco Silva"), estavam, nada mais, nada menos, do que 60 e tal participantes. Todos desejosos por saberem mais sobre a lusofonia, sobre Portugal, sobre o Adamastor, sobre o Brasil, sobre Lula da Silva, sobre Moçambique, sobre Mia Couto, ou sobre Goa e Timor. O programa completo está aqui.

3 comentários:

  1. Que dupla! Faustino (real) e Faustino (Clementino)!!!
    Se quiserem e me pagaram as viagens, encerro o ciclo com uma apresentaçao sobre o mais que impertinente tema de "Para quando a tao falada invasao de Espanha com um exército português montado em burros e cantando fado"
    dr. Gomes (University of Zaragoza)

    ResponderEliminar
  2. Baroni,

    preferia que viesses cá falar, em finais d Junho, sobre "Causas de um Benfica campeão antecipado à 23a Jornada".

    When are you coming?

    ResponderEliminar
  3. oh camarada, a tao impertinente pergunta acerca da minha ida aí está em banho maria: ainda estou em fase de ver que fazer da minha vida. dependendo da ocupaçao que tenha para o ano, a minha disponibilidade temporal será assim ou assada (ou frita).
    mas farei os possíveis para ir (quem sabe se na páscoa com o txalo, ou no verao com uma giraça espanhola...)
    SIMSALABIM!!!

    ResponderEliminar