quarta-feira, 13 de setembro de 2006

Andamos a despir-nos

Converso, ao almoço, com um ilustre amigo marxista-leninista meu e outros colegas. Falo sobre a tendência ocidental de procurar escapar ao peso, custo e burocracia do sistema judicial, encorajando-se o díalogo e as medidas alternativas (cordiais e extra-judiciais) de resolução de conflitos. Que, de certa maneira, isso representa um regresso ao passado pré-moderno e aos mecanismos e valores inter-individuais de resolução de conflitos, embora presuma a existência de uma plataforma democrática liberal comum a todos os cidadãos.

Responde-me o marxista-leninista: "Olha para eles. A propagarem a modernidade e o modelo burocrático, racional e legalista da justiça pelos quatro cantos do mundo, enquanto eles mesmo voltam ao tribalismo. Falta pouco e começam-se a despir todos e a andar nus por aí."

Responde um outro: "Já o andam a fazer há muito tempo, não reparaste?".

2 comentários:

  1. "Falo sobre a tendência ocidental de procurar escapar ao peso, custo e burocracia do sistema judicial, encorajando-se o díalogo e as medidas alternativas (cordiais e extra-judiciais) de resolução de conflitos. Que, de certa maneira, isso representa um regresso ao passado pré-moderno e aos mecanismos e valores inter-individuais de resolução de conflitos, embora presuma a existência de uma plataforma democrática liberal comum a todos os cidadãos."

    Essa é uma opinião interessante.

    ResponderEliminar
  2. Olá Luís Pedro!

    já por bandas norte-americanas? Como vai isso?

    Obrigado pelo comentário. Mas preferia que lhe desses um toque teu, crítico. Entretanto, o teu blog já está "linkado" também aqui.

    Um abraço,
    Constantino

    ResponderEliminar