Numa das suas estreitas ruelas, manobrando a minha mota para passar por entre um camião, dois jeeps estacionados, três bicicletas e quatro transeuntes, notei que não me lembro de uma única via de sentido único em toda a cidade. Há algumas avenidas maiores de sentido único, mas nas zonas urbanas (onde mais são precisas, para proteger os trenseuntes e reduzir o tráfego) não me lembro de uma única. Tendo em conta, em especial, o nível e a qualidade de vida das pessoas nas zonas urbanas, proponho assim o índice seguinte: número de ruas de uma certa cidade dividido pelo número de ruas de sentido único. A adoptar, tenho a certeza que este índice colocaria Deli bem no fundo de um hipotético ranking mundial.
sábado, 26 de maio de 2007
Vias de sentido único e desenvolvimento
Há vários anos, media-se o nível de desenvolvimento de um país recorrendo ao seu produto nacional bruto ou interno. Depois, surgiu a mescla de critérios que compõem o Índice de Desenvolvimento Humano, patrocinado pelas Nações Unidas. Mais recentemente, surgiu o índice de Felicidade Nacional Bruta, que ganhou popularidade após ser noticiado que é utilizado, de forma oficial, no reino do Butão. Mas eu proponho um outro índice de desenvolvimento, inspirado na minha experiência rodoviária em Deli.
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