domingo, 27 de maio de 2007

Filmes de Deli: Amchem Noxib

Goa, outros tempos. Um excerto de Amchem Noxib (Goa, 1962), com Rita Lobo cantando Mollbavelo Dhou. O filme é um dos maiores clássicos do cinema goês, que floresceu nos anos 60, pocurando transpôr e adaptar o tiatr goês para a tela cinematográfica, em Concani, é claro.

Talvez reflexo da minha condição diaspórica de segunda geração, não hesito em nomear este como um dos meus filmes preferidos, representando um pouco de tudo o que hoje associamos a uma Goa autêntica. Incluí-o aliás no ciclo "Goa em Imagens" que coordenei no Museu Nacional de Etnologia, em 2003, no âmbito do Dia de Goa, Damão e Diu. Foi este o texto que o acompanhava no programa:

"Um clássico do cinema goês, com belíssimas prestações de Anthony Mendes, C. Álvares, Ophelia Cabral e Souza Ferrão, entre outros grandes nomes do “tiatr”. Uma oportunidade única para rever as lindas imagens da Goa dos anos 60 num filme acompanhado de música excepcional e muita comédia, com as típicas intrigas de aldeia e belas histórias românticas. É daquelas produções que delicia qualquer amante do bom cinema e que inclui algumas hilariantes cenas de acção com carros e galinhas pelo meio...!"



Do mesmo filme, outros excertos musicais:
http://www.youtube.com/results?search_query=AmchemNoxib

Sem comentários:

Enviar um comentário