quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Nós e a Índia, de Calecut a Nova Deli (DN)

Texto de opinião publicado no Nacional do Diário de Notícias, de 10 de Janeiro de 2007 (ver versão Online). Nessa manhã, recebi logo vários e-mails com reacções diversas, de elogios a críticas acérrimas e acusações. Ainda bem.

Nós e a Índia, de Calecut a Nova Deli

Constantino Xavier, constantino.xavier@gmail.com
Investigador na Universidade Jawaharlal Nehru de Nova Deli


Calecut, 1502. Na sua segunda viagem à Índia, Vasco da Gama manda as suas naus bombardearem a cidade, durante dois dias e duas noites. Eram então os canhões portugueses a ditarem as regras do jogo naquela parte do mundo. Nova Deli, 2007. Ao aterrar, esta semana, no Aeroporto Internacional Indira Gandhi, a comitiva presidencial portuguesa, liderada por Cavaco Silva, já não terá canhões à sua disposição. Na competitiva hierarquia da diplomacia e da comunicação social indiana, a visita portuguesa irá, muito provavelmente, ficar abaixo da de um gestor de uma multinacional norte-americana, alemã ou japonesa.

É natural que algo tenha mudado desde Gama e Calecut. É agora uma Índia confiante e segura de si que emerge no sistema internacional. Desde 2004, mais de cinquenta chefes de Estado e líderes de Governo fizeram-lhe visita oficial, oferecendo atractivos acordos de cooperação política, económica, cultural e militar. Bangalore e Bollywood, Tata e Mittal, Agni e Bhagwati, Nooyi e Naipaul são alguns dos nomes que passaram a ser fundamentais no léxico dos que querem compreender e explorar as transformações vividas na Índia, neste chamado "século da Ásia".

Portugal parte com atraso. Enquanto que, em termos de trocas comerciais e investimentos na Índia, o nosso país tem vindo a ocupar os últimos lugares entre os 25 parceiros europeus, o ICEP prima pela ausência naquela que, daqui a menos de trinta anos, deverá ser a terceira maior economia do mundo. No plano político, nunca um primeiro-ministro português visitou a Índia e os ministros que o fizeram contam-se pelos dedos.

Quanto à cultura, a falta de financiamento leva a que os postos para leitores do Instituto Camões se mantenham, muitas vezes, vagos, e isto perante milhares de jovens indianos que vêem a nossa língua como uma mais-valia profissional para explorarem os mercados lusófonos. O desinteresse com que temos olhado para um sexto da humanidade também se reflecte no facto de não haver um único correspondente profissional português em toda a Índia - só na capital os espanhóis da EFE têm sete.

É neste contexto sombrio que 2007 se apresenta como uma oportunidade. Ao fazer-se acompanhar por três ministros e dois secretários de Estado, Cavaco Silva dá um sinal claro de que esta visita pretende voltar a colocar a Índia no nosso horizonte estratégico. A sua ida a Bangalore (o chamado Silicon Valley indiano) para falar na abertura do prestigiado fórum económico "Leadership Summit", bem como a presença de dezenas de gestores e empresários lusos na delegação oficial, promete refrescar as desactualizadas imagens mútuas entre os dois países. Uma outra oportunidade para o reavivar do histórico eixo luso-indiano será a visita bilateral que José Sócrates irá fazer a Nova Deli, em Novembro, no contexto da presidência portuguesa da União Europeia e da respectiva cimeira com a Índia.

Para que as oportunidades de 2007 sejam devidamente exploradas é, no entanto, urgente assumirmos o custo da negligência a que temos votado a Índia e sabermos descontar as glórias da história que nos continuam a iludir. Este humilde processo de desilusão passa pelo reconhecimento de que Portugal é hoje recebido como um visitante de segunda categoria pela mesma Índia que, há cinco séculos, conquistou à canhonada.

2 comentários:

  1. Qualquer pessoa que leia o teu blog frequentemente, como é o meu caso, conhece a tua opinião acerca da forma negligente que os media portugueses tratam a Índia. A minha questão é, achas que a cobertura da visita presidencial foi feita de forma séria? E será que pode mudar a opinião que os jornalistas têem da Índia?

    ResponderEliminar
  2. Olá Rita,

    sim, para quem me leia regularmente neste espaço, acredito que os meus pontos de vista possam, de vez em quando, ser repetitivos. Mas não é fácil eu passar a mensagem para outros sectores, os que não lêem o A Vida em Deli.

    As tuas perguntas são muito interessantes. Sobre a seriedade e empenho com que os jornalistas portugueses cobriram a Índia, como sempre, há um balanço misto, na minha opinião. Em grande medida foi justamente o que eu aqui tinha previsto. Mas houve excepções.

    Sobre a possibilidade de terem mudado a imagem da Índia (e a dos leitores portugueses), acho que o panorama é mais positivo. Estes últimos sete dias foram revolucionários para a imagem de Portugal na Índia. Mas atenção, que revolucionismos nem sempre são bons. Houve excessos e facilitismos, mais uma vez. Houve a maioria que se limitou a cobrir o programa oficial e os clichés de sempre, e houve a minoria que, de facto, se deu ao trabalho de "compreender" (se é que isso é possível) a Índia.

    Não me vou alongar aqui. Tiraste-me as palavras da boca: o meu próximo ensaio para a revista Atlântico (de Fevereiro) será justamente sobre estas questões, fazendo também um balanço da visita presidencial. Espero que o leias e depois o comentes aqui, para prosseguirmos o debate.

    Constantino

    ResponderEliminar