sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

64 horas de comboio

Andava eu convencido que as 36 horas de comboio que fiz entre Goa e Jaipur, em 2002, eram um limite humanamente inultrapassável. Já sabia do famoso Himsagar Express que, uma vez por semana, demora quase 75 horas a cobrir a distância entre Jamu e Kanyakumari (Cabo Camorim), unindo a Índia de Norte a Sul. E até tenho planeado, por várias vezes, embarcar nele e escrever uma reportagem sem precedentes para a imprensa portuguesa. Mas não deixava de ser um sonho e um mito: só um louco se submeteria a tal experiência.

Foi com espanto, portanto, que um meu colega do curso da semana passada, me disse que ele tinha passado 64 horas no comboio, de Lucknow até Trivandrum. Mais impressionante ainda é o facto de ter embarcado novamente, cinco dias depois, no mesmo comboio, na direcção contrária. Tudo com a maior naturalidade possível, como se de uma curta viagem de metro se tratasse. Os comboios na Índia não se limitam a um meio de transporte epifenomenal. São um mundo em si, em que se vive viajando.

2 comentários:

  1. descobri-te neste instante...
    e tive que deixar mensagem
    no ano passado fizemos hampi- pangim que devia ter demorado 5 horas e ficamos "presos" no parque nacional outras 5...nao faz mal, tambem nao tinhamos pressa e fizemos amigos...
    e depois foi o sleeper de goa para cochin... outra aventura... pior mesmo admite la sao os autocarros!
    vou ler mais um pouco nos arquivos para ver por onde tens andado!
    este fds e' o #holi?

    ResponderEliminar
  2. Volta sempre. Ainda faltam algumas semanas para o Holi.

    ResponderEliminar