domingo, 21 de janeiro de 2007

New India?

Our reaction to the way in which Shilpa has been treated tells us something about the new India. The Indian reaction is not about race. It's about nationalism, about our coming of age as a country; about a new pride in ourselves. Within a month, the Big Brother controversy will be forgotten. But I'm glad it happened. It told us something about ourselves. And more important, it told the world that the new India will not allow itself to be messed with.

O editor do Hindustan Times, Vir Sanghvi, sobre os insultos racistas dirigidos a uma actriz indiana num reality show inglês. Vindo de quem vem - um liberal, ocidentalizado, bon-vivant e bastante inteligente - é representativo do espírito que se vive por estes dias na Índia e a que eu tenho aludido nos meus escritos.

5 comentários:

  1. Muito interessante este blog. Descobri-o hoje e vou passar a cá vir todos os dias!! Tenho um grande interesse pelo que se passa na Índia e pelo seu desenvolvimento. Concordo plenamente com o Constantino quando diz que as reportagens que se fazem sobre a Índia são vergonhosas, muito tendenciais e sectárias! Depois de Cavaco Silva, já passou por aí Gordon Brown (futuro PM do Reino Unido) e acualmente está aí a presidente da Finlândia... quem pensa que é a Índia que tem de andar atrás de Portugal, está muito enganado! Mais uma vez vamos ficando para trás...
    Continue que eu passarei a visitar este blog todos os dias!!!
    Parabéns

    ResponderEliminar
  2. Já começou o descalabro:
    oh rapaz, está bem que sejas já um membro assíduo do jet7 diplomático lusófono, mas isso de por a tua fotografia de fato e gravata é de um nível muito baixo!
    Que o Ravi o tenha feito na Abi-zeitung ainda me parece desculpável (tendo em conta que o Ravi é o Ravi), mas tu, oh grande Tino, senhor alternativo e membro da nova vaga de boa gente que vai mudar o mundo, nao deverias cair nessas tentaçoes burguesas!
    em todo o caso: SAÚDE!
    el che guevara
    ps: the revolution will not be televised

    ResponderEliminar
  3. É bom que o povo indiano reaja com indinação à tentativa de humilhação de um seu filho. A arrogância cultural ocidental tem de aprender a respeitar os outros. >no fundo arrogamo-nos de ser tão democráticos e tão tolerantes e afinal não somos nada disso. Somos mentes com atitude colonialista como os nossos avós.

    ResponderEliminar
  4. O mais impressionante neste caso é a reacção dos ingleses. Ou melhor: das empresas e do gov inglês. Medo, muito medo de ofender o mercado hindu (tanto na india como em Londres).

    Acho qu eisos é muito eloquente sobre as grandes mudanças em processamento.

    António

    ResponderEliminar
  5. Obrigado pelos quatro excelentes comentários. Vejo que este tema (o do revanchismo indiano) está a provocar debate. Atenção: não vamos entrar em revanchismos, nem fechar os olhos. Em vez disso, há que olhar de forma pragmática para o que se passa realmente a Oriente. E, a partir daí, tentar reconstruir o que nos é mais querido - o Ocidente e o mundo, em geral.

    Para o Senhor Carlos Comes: você já vestia gravata andava eu de fraldas.

    ResponderEliminar