sábado, 23 de dezembro de 2006

Natal na periferia que se quer centro

Aí falam da vitória do relativismo politicamente correcto, dos presépios que vão parar ao lixo e dos Ids e Divalis que se celebram, ou não, nas instituições públicas.

Aqui está-se tudo nas tintas. O pessoal não faz a mínima ideia de quem seja Jesus e perguntam-me se os cristãos também comem vaca ao Natal, mas andam todos a comprar barretes e a glorificar o Pai Natal como o novo messias, o capitalista.

Natal em Nova Deli? É só mais uma razão para acelerar a combustão consumista que fervilha na Índia. Televisores, ceias em hotéis de cinco estrelas ao preço de três ou quatro salários mínimos, árvores de natal em plástico e os ditos barretes vendidos nos cruzamentos por crianças descalças de mãos gélidas. Serve tudo para acelerar a economia. E mimetizar o Ocidente, procurando expurgar complexos de inferioridade colonial e periférica.

2 comentários:

  1. mimetizar o ocidente e sentimento de inferioridade...é isso mesmo!

    Bem tento explicar aos meu s alunos que ser indiano não é fashion e que os indianos andam simultaneamente em nacionalismo e em copianço ocidental. Aliás, o nacionalismo é ele mesmo algo ocidental...

    Mas o que se há-de fazer? Eles acham a new age o máximo e não sei porquê teimam na ideia que a pobreza é sinal de "espiritualidade" e que gera simplicidade e esta felicidade!!!!??? Enfim...fugas!

    Bom Natal e baos festas

    António Matos

    ResponderEliminar
  2. Para si também, António, os meus votos de um excelente 2007 e na esperança de o continuar a ler por aqui.

    Constantino

    ResponderEliminar