segunda-feira, 27 de novembro de 2006

Pizza boy?

É dos momentos que menos gosto de enfrentar aqui na Índia. Quando encomendamos das cadeias de restaurante ocidentais, como o McDonald's e a Pizza Hut, e nos toca à campainha um senhor que teria idade para ser o meu avô. Aqui estou eu, menino mimado ocidental, a paparicar pizzas no valor de cinco refeições indianas cozinhadas em casa. É ainda pior quando estamos numa tórrida tarde de verão ou numa gélida noite de inverno deliense, em que só mesmo por urgência alguém sai de casa. Passa a terrível, quando eles se comportam de uma forma tão subserviente e educada que eu me sinto forçado a convidá-los a comer connosco dentro de casa ou pegar na motoreta dele e ocupar-me das restantes entregas. Infelizmente, isso não passa pela cabeça de ninguém aqui. Resta-me, então, sorrir amavelmente e dar-lhes uma generosa gorjeta. O que, posteriormente, nunca me faz sentir melhor - pelo contrário.

4 comentários:

  1. Devemos tentar nem que seja por breves momentos ajudar as pessoas.
    EU sempre acho que produzir na India / China ajuda as pessoas caso contrario a vida seria muito pior...por isso uma gorja não da a "cana de pesca" mas alguem sorriou por momentos.
    ALexandre

    ResponderEliminar
  2. Muitas vezes e para muita gente ( Boa e Má) a melhor gorjeta não deixa de ser apenas um simples sorriso.
    Para certos dias um sorriso vem mesmo a calhar...



    Um Mau Dia!!!! ;)

    ResponderEliminar
  3. tu ja fazes tudo o q podes. moras na mesma cidade que ele, batalhas pela tua vida como ele, injectas dinheiro na economia do pais dele atraves da renda da tua casa e das propinas da tua faculdade. de resto, nao ha que sentir-se culpado por algo que nao fizemos, nomeadamente tu nao tens responsabilidade nenhuma no que foi a vida desse homem nos ultimos 60 anos que ele passou na terra. a melhor recompensa para ele será q o trates com dignidade.

    ResponderEliminar
  4. A primeira vez q fui à India também foi a primeira vez que fui a um país tão pobre e com tantos contrastes. Tentei informar-me sobre o que fazer para ajudar. Apercebi-me que a melhor forma é injectar dinheiro na economia local. Gastar o meu dinheiro de turista nos hoteis locais em vez de cadeias internacionais por exemplo. Nunca dei dinheiro a crianças que pediam na rua, por mais que isso me custasse. Fui dar dinheiro a uma instituição que dá educação a mulheres.

    Continuo sem saber se fiz bem ou mal. E acho engraçado saber que estás lá há tanto tempo e ainda te sentes como eu me senti nas minhas breves semanas de férias...

    ResponderEliminar