domingo, 12 de novembro de 2006

Aconteceu!

Desde ontem à noite, já não partilho o meu apartamento somente com uma figura conhecida em todo o campus universitário, mas também com uma celebridade na Índia inteira. O Tyler ganhou as eleições e passa a ser Vice-Presidente da Jawaharlal Nehru University Students' Union, o primeiro estrangeiro de sempre em todo o país. Um branco, ainda por cima norte-americano, a conquistar um dos postos mais difíceis, ambicionados e influentes no panorama político estudantil indiano? Deu alarido mediático instantâneo.

Ainda eu não sabia do resultado oficial (a contagem demorou três dias!), já estacionava o primeiro carro de exterior à frente de nossa casa. Começou, então, uma autêntica orgia mediática à volta do Tyler. Na universidade passou três horas a fio a dar entrevistas para rádios e televisões, incluindo a BBC e a CNN. Depois disso procurou refugiar-se aqu em casa "com a família". Sem dormir, sem tomar banho e sem comer mais do que bolachas e fruta há dias, fizemos-lhe uma comida caseira, mas a pressão continuava e o telemóvel entrevistador não cessava de tocar.

Foi então raptado por um canal de televisão, para depois entrar em directo, horário nobre de Sábado à noite, às oito em ponto, numa entrevista de mais de vinte minutos, na Sahara TV. Antes disso tinha passado pela Zee News e, há já uma hora, estava cá à nossa porta o carro de exterior do Aaj Tak e os jornalistas a pergunterem-nos por ele e a pressionarem. Foi assim a noite toda. As televisões indianas não passavam outra face, a não ser a do Tyler, sempre a falar num hindi fluente (afinal, para além de ensinar os estrangeiros, como eu, até dá explicações a crianças indianas!).

Passava já da uma da manhã quando ele entrou, exausto, casa adentro. Bebericando um chá quente interrogámo-lo sobre 1001 assuntos, fazendo uso do direito de, afina, sermos o seu círculo mais íntimo e que o apoiou completando emocionalmente a sua racional estrutura partidária da AISA. Andava eu já empenhado em criticá-lo por achar que a JNU continua a ser um feudo da esquerda, adormeceu. E ainda dorme (13:10) enquanto escrevo isto. Ainda nem viu os vários jornais do dia em cima da mesa, na sala, onde está em todas as capas (incluindo fotografias suas).

Da cobertura mediática, destaco estes seguintes, mas basta procurarem por "Tyler" e "JNU" no Google News para darem com mais resultados.

International Herald Tribune
Washington Post
Times of India
Mumbai Mirror (com foto)
New Asia Times

2 comentários:

  1. Aproveita e tira muitas fotos agora, antes que ele se torne ainda mais conhecido!!! ahahah!
    até o podes apanhar em figuras menos ortodoxas...sabes que fotografias assim valem dinheiro e não sabes o que o futuro te reserva! :)
    tou a brincar!
    beijinhos, raquel

    ResponderEliminar
  2. é, de facto, extraordinario. no entanto, questiono-me se ele nao seria mais util à politica do seu desmembrado país.

    ResponderEliminar