segunda-feira, 20 de novembro de 2006

Bandeirantes

Para moderar um pouco o meu ressabiamento em relação à ausência portuguesa na feira do ensino superior europeu no próximo fim-de-semana, umas notícias melhores sobre o nosso Portugal na Índia. Sim, porque, nem que de vez em quando, há uns corajosos bandeirantes que vêm cá pôr os pés na selva.

De 6 a 8 de Novembro passado realizou-se a V International Conference of Structural Analysis of Historical Constructions, aqui em Deli, no Habitat Centre. A organização esteve a cabo de uma troupe de engenheiros da Universidade do Minho, Departamento de Engenharia Civil (Guimarães), liderada pelo Prof. Paulo Lourenço. Um mega-evento, patrocinado pela União Europeia, (EU-India Economic Cross Cultural Programme) e resultado de uma rede de investigação conjunta entre europeus e indianos sobre a preservação estrutural de edifícios históricos. Um dos casos estudados e executados é o do Qutub Minar, essa maravilha que é património da Humanidade (que, aliás, consigo ver do meu terraço).

Portanto, já sabem: quando vierem a Deli e estiverem a olhar pasmados para aquela colossal torre, obra dos Sultanatos de Deli há mais de setecentos anos, já sabem a quem agradecer. Vivam os engenheiros portugueses, de volta ao sub-continente indiano!

Sem comentários:

Enviar um comentário