quinta-feira, 16 de novembro de 2006

Lusofonia, sessão 7

Sábado passado, mais uma sessão do nosso curso sobre a política, economia e cultura do mundo lusófono, na Universidade de Deli. Desta vez o tema foi "Brazil beyond 'Carnaval e Futebol': a diverse and emerging giant" e contou com mais de 30 estudantes que me vieram ouvir falar sobre o maior país do mundo latino-americano. O João Pedro, leitor do Instituto Camões e coordeneador do curso, também cobriu duas temáticas. Mas a contratação de luxo foi mesmo a Priscila Troia, a nossa convidada.

Está na Índia há 13 anos e vive perto de Okhla, num bairro muçulmano no Sul de Deli (Jamia Nagar), onde gere um Instituto de Línguas e Cultura Latina e ensina mulheres locais a fazerem bordados e artesanato típico brasileiro. Também é professora de português na Jamia Islamia University. É casada com o argentino Juan Marcos Troia, trenador acreditado pela FIFA e que gere o International Sports Academy Trust, onde ensina miúdos indianos a serem futuros Ronaldinhos e envia os mais telantados para o Brasil.

Excelente, a intervenção dela na sessão. Sem sucumbir a relativismos e exotismos, deu um excelente testemunho acerca da sua experiência intercultural, conquistou a audiência indiana e explorou as imensas oportunidades que se apresentam no emergente eixo indo-brasileiro.

1 comentário:

  1. Tive a oportunidade de conhecer o trabalho dessa menina, aPriscila Troia e a do seu marido, o Marcos - fazem um excelente trabalho humanitário, hoje em Srinagar, atuando na mesma área. Poucos abnegados , desprovidos de ambição, vivem a situação que eles vivem na Caxemira, atuando com amor e dedicação, levando conhecimentos de nossa cultura a parcelas sofridas da população.
    Seu trabalho devia ser mais divulgado e amparado por órgãos humanitários.

    ResponderEliminar