quinta-feira, 2 de novembro de 2006

Made in Índia

Ainda não me chegou às mãos. Mas, a julgar pelo autor, pelo índice e excertos e pelas críticas e recensões, só posso recomendar vivamente aos que, em Portugal, pretendem saber um pouco mais sobre a Índia. Publicado pelo Centro Atlântico, e traduzido pelo Jorge Nascimento Rodrigues, é uma adaptação da obra "Rising Elephant" para o público europeu - português, neste caso.

É um sinal claro. Finalmente, mesmo que tardiamente, parece haver interesse suficiente sobre a Índia, entre a sociedade, o mundo universitário e os decisores (políticos e económicos) portugueses, para rentabilizar a tradução e o lançamento de uma obra destas. Esperemos que consiga contribuir para um ainda maior alargamento dos nossos limitados horizontes contemporâneos.

Ashutosh Sheshabalaya, o autor, é uma daquelas caras conhecidas no meio indiano globalizado, globetrotter entre os EUA e a Índia, passando pela Europa. Nem que seja por isso (mas também pelo preço - muito acessível para as suculentas 388 páginas), vale a pena ler. À venda nas principais livrarias. Mais informações (excertos, índice, autor etc.).

4 comentários:

  1. Boa dica! Como sempre...

    ResponderEliminar
  2. Saíu ontem, 3/11, uma recensão do livro na revista Dia D do Público, p. 46. Contém pelo menos uma asneira a respeito da Índia. Tu, com certeza, encontrarás mais. Mando-te a página digitalizada por e-mail.
    Bjs
    Eti

    ResponderEliminar
  3. Eu ia comprar o livro mas hesitei por não saber nada em relação à qualidade...mas agora fiquei com vontade de arriscar.

    ResponderEliminar
  4. António: por onde andaste? Bem-vindo de volta. Entretanto esteve cá, a jantar comigo, o teu amigo e empresário Alexandre.

    Eti: a asneira está logo na segunda palavra do artigo: "Em 1981, Manmohan Singh era Ministro das Finanças da Índia". Falhou, portanto, por 10 anos. Pouca coisa, em Portugal.

    Cláudia: arrisca e petisca, mas não te esqueças de depois comentar aqui como achaste!

    ResponderEliminar