domingo, 5 de novembro de 2006

Mais Índia na Atlântico

Para além da minha coluna habitual, a "Passagem para a Índia", e para além do conteúdo e dos debates de excelência que a marcam, como sempre, o número de Novembro da revista Atlântico tem mais Índia: um artigo do Vítor Cunha, na página 41, intitulado "O exemplo".

Tive, aliás, o imenso prazer de estar com ele, num autêntico "encontro atlântico asiático", aqui em Deli, aquando da vinda da delegação da Fundação Champalimaud à Índia. Como me dizia então, vítima do jet-lag e inspirado pelo que observou por cá, escreveu de noite, no quarto do hotel, "uma coisinha" que depois enviou para o director Paulo Pinto Mascarenhas.

Fica um saboroso excerto do resultado dessa insónia indiana do Vítor, na linha do que já analisei nas minhas primeiras crónicas: "Na Índia as pessoas movem-se com a pressa de quem percebe que o seu tempo está a chegar. Têm pressa, mas não perderam a serenidade própria dos que sabem o que querem, como querem, e quando querem”. Mais, só mesmo na revista.

2 comentários:

  1. Olá Constantino:
    Uma vez mais o meu comentário nao está relacionado directamente com os teus textos. Desculpa estas desviaçoes...
    Aqui em Espanha utiliza-se a palavra "hindú" como sinónimo de "indiano". No outro dia tive uma discussao com um espanhol que se aferrava a que
    a) quase todos os indianos sao hindús
    b) quase todos os hindús sao indianos.
    Creio que em realidade as coisas nao sao bem assim, mas ninguém melhor do que tu para meter um pouco de ordem nesta salganhada espanhola.
    Beijinhos,
    Carla

    ResponderEliminar
  2. Querida Carla,

    podes dizer a esse teu amigo espanhol que

    a) segundo os Censos 2001, a Índia tem 80.5% de hindus, 13.4% de muçulmanos, 2.3% de crisãos e 1.9% de siques.

    b) que nem todos os hindus são cidadãos indianos: casos da maioria hindu no Nepal, da minoria hindu no Sri Lanka ou dos hindus nas Maurícias, nas Fiji, etc. para além dos neo-convertidos em vários países ocidentais...

    É óbvio que "hindu" e "indiano" não são sinónimos, a não ser para os nacionalistas hindus, uma ideologia forte na Índia (Hindutva)que crê que ser indiano é, acima de tudo, ser hindu. O pai e mentor desta definição exclusiva é V. D. Savarkar, especialmente no seu livro "Hindutva", adquirível por meio Euro em cada livraria de esquina na Índia.

    ResponderEliminar