terça-feira, 7 de março de 2006

Imagens de Deli: Músicos de casamento


Grandes bandas de músicos animam os casamentos indianos, acompanhando a noiva, o noivo e outros cortejos familiares das residências até ao local da festa. Há várias empresas que fornecem este tipo de serviços. As mais baratas limitam-se a juntar uns homens pagos à hora e em cima da hora, enfiá-los nuns fatiotes de papel ou cartolina e a pô-los a fazer o máximo ruído possível, munidos de tambores e cornetas. Já as mais profissionais presenteiam a audiência com autênticos espectáculos, atraindo multidões às ruas, para os ver e ouvir.

O negócio, nestes meses de Fevereiro e Março, é da China. Dependendo dos conselhos dos astrólogos, há dois ou dias marcados em cada ano em que as condições cósmicas são as mais favoráveis à união (mas as datas variam, é claro, mediante vários outros critérios, especialmente a disponibilidade do espaço). Há portanto datas (normalmente em finais de Fevereiro) em que se festejam só em Nova Deli quase um milhar de casamentos, ao mesmo tempo, na mesma noite.

Em cima, uma recepção à porta de casa de um noivo, em frente ao meu antigo prédio. Em baixo, três músicos já um tanto exaustos, ao final da noite, à espera de pagamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário