quinta-feira, 2 de março de 2006

Imagens de Deli: Tyler Walker Williams

Apresento-vos um dos meus dois companheiros de apartamento, o Tyler. Norte-americano de gema, formado em Berkeley, Califórnia, é um verdadeiro especialista em hindi. Vive há já vários anos na Índia e depois do seu M.A. está a tirar agora o M.Phil. em Hindi na JNU, School of Languages. Isso é como um chinês vir a Portugal e fazer o mestrado em Estudos Portugueses / Linguística aí numa universidade. É aliás o meu professor no curso hindi intermediate para estrangeiros.

Mas a faceta mais peculiar é a sua afiliação política. É membro de um dos movimentos estudantis mais radicais, chamado AISA (All-India Students Association), braço académico de um dos partidos comunistas mais ferrenhos na Índia e que mantém uma posição muito ambígua perante a democracia parlamentar de cariz liberal. Tyler conseguiu um feito inédito nas eleições para a Associação de Estudantes (Student's Union, JNUSU). Cada faculdade tem os seus representantes e ele foi eleito, como estrangeiro e ainda por cima americano, para um desses postos.

Para terem uma ideia da importância destas eleições, na noite de contagem de votos há vários carros de exterior das principais estações de televisão a transmitir em directo, e os resultados chegam mesmo a fazer capa nos jornais nacionais do dia seguinte. No ano passado Tyler foi obviamente dos assuntos mais discutidos e os movimentos estudantis mais radicais (afiliados aos nacionalistas hindus do BJP) ameaçaram mesmo apresentar queixa-crime na esquadra da zona (porque isto de estrangeiros candidatarem-se em eleições internas e assumirem cargos é assunto delicado, vide o caso da italiana Sonia Gandhi).

Tyler é desde então uma das faces políticas mais conhecidas do campus universitário. Trabalha até à exaustão, dá o curso aos estrangeiros, explicações a mais meia dúzia de estrangeiros pela cidade fora, é Vice-Presidente da Foreign Students' Assocation, toca baixo numa banda de jazz, entre outros. E embora cá em casa, desde o início, se tenha imposto um acordo de cavalheiros para não falarmos de política e evitar conflitos maiores, Tyler é alguém com que me tenho entendido supreendentemente bem, discutindo e debatendo saudavelmente qualquer tema e eu aprendendo bastante, muito embora a sua inclinação ideológica me tenha criado um calafrio a priori. Mas o melhor é mesmo vê-lo chegar nestes agitados dias rouco a casa depois ter passado o dia a gritar palavras de ordem e a entoar cânticos contra... Bush e os Estados Unidos.

1 comentário:

  1. Bom dia, caro Constantino,

    Acabei de ler a presente postagem e pergunto: existe algum material bom sobre o aprendizado de hindi na internet, ou em meio digital que possa ser disponibilizado por e-mail? Seu colega Tyler ainda estará morando contigo? (lembro que tenho lido seu blog seguindo a cronologia de seus escritos).

    Abraço,
    Rodrigo Liao
    Brasil

    ResponderEliminar