terça-feira, 7 de março de 2006

Black market

Estou a viver um dos momentos mais angustiantes da minha experiência académica por terras asiáticas e já receava isto há muito tempo. Enquanto eu revejo regras elementares que nos foram ensinadas à pressa e de forma um tanto desleixada, num primeiro ano de licenciatura em Relações Internacionais na Nova, os meus colegas indianos, como que por milagre, parecem que nasceram com elas no sangue. Em Principles of Economic Organization começo a compreender, in situ, a capacidade e o potencial económico da Índia. Só resta deliciar-me com as ingénuas presunções de economistas: "It is unlikely that all of the output will be sold on the black market - both because there are some honest people in every society and because the central authorities usually have some power to enforce their price laws" (Introduction to Positive Economics, p. 103, Lipsey; negritos meus). Porque é que fico com a sensação de que isto assim não se aplica de todo à Índia?

Sem comentários:

Enviar um comentário