domingo, 19 de março de 2006

Citações de Deli: Lakshmi Mittal


"Europe must continue to look outwards. I have watched the growth of a united Europe - the move away from narrow nationalism - with admiration. (...) The danger, though - and there have been signs of this recently - is that Europe begins to demonstrate a return to more nationalist sentiment".

in The Hindu, 19 de Março 2006

O magnata indiano Lakshmi Mittal, um dos homens mais ricos do mundo, numa palestra no 4th European Business Summit, em Bruxelas. O dono da maior empresa produtora de aço no mundo, a Mittal Steel, refere-se assim à sua controversa oferta de aquisição da Arcelor, uma multinacional produtora de aço do Luxemburgo, França e Espanha. A sua ofensiva foi recebida mais com surpresa do que com hostilidade. Apanhou a Europa desprevenida. E este é só o começo da história. Não deixando de ser pedante e forçada - regra geral quando empresários se põem a falar de política internacional - a afirmação de Mittal tem uma importância mais profunda e simbólica, ainda por cima proferida no centro nevrálgico comunitário europeu: é um claro sinal dos tempos.

1 comentário:

  1. Sinal de que o movimento de aculturação já não é só de Europa par aOriente. è cada vez mais ao contrario. E nós ainda não sabemos muito bem como lidar com isso.

    ResponderEliminar