segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

O mundo lusófono em Nova Deli

Alunos durante uma das sessões

Como terão acompanhado por aqui, coordenei em conjunto com o João Pedro Faustino (leitor do Instituto Camões) um curso sobre "The Lusophone World: Social, Cultural and Political Aspects" na Universidade de Deli.

Durante quinze sessões, entre Setembro e Fevereiro, demos a conhecer a mais de cinquenta estudantes e investigadores indianos, a realidade social, cultural e política do mundo lusófono, cobrindo não só os sete países de expressão oficial portuguesa, mas também assuntos como a CPLP, as comunidades portuguesas, as comunidades lusófonas não-soberanas e as relações entre a Índia e o mundo lusófono.



O grupo de alunos, comigo e o João Pedro ao meio

Na maioria das sessões contámos com a presença de convidados de vários países lusófonos. Foi o caso da Priscila Tróia, uma brasileira directora de um centro de cultura latina, do Filipe Honrado, conselheiro económico na Embaixada de Portugal, da Elisa, estudante moçambicana na Universidade de Deli, do Miguel Costa, jovem profissional português em Gurgaon, da Marilda Batista, professora brasileira na Universidade Jawaharal Nehru, entre outros.

Na sessão de encerramento, há uma semana, entregámos mais de vinte certificados a todos os alunos que assistiram a dois terços das sessões e que entregaram um ensaio final sobre um tema relacionado com a lusofonia. Para nos falar brilhantemente sobre "India, Portugal and the Lusophone World: Past, Present and Future", esteve presente a ex-embaixadora indiana em Portugal, Madhu Bhaduri. No final, foi exibido um documentário sobre Timor-Leste.

A Embaixadora Madhu Bhaduri, durante a entrega de certificados

Foi um curso organizado praticamente a custo zero e que partiu da nossa iniciativa voluntária (e não-remunerada). Foi um curso, ouso dizer agora, em balanço, que promoveu a imagem de Portugal de uma forma inestimável.

5 comentários:

  1. parabéns pela iniciativa. Como lusofono fico agradecido.

    ResponderEliminar
  2. Boa! Sempre com a camisola da selacção vestida! :) Obrigado!

    ResponderEliminar
  3. Filipe, permites-me uma observação ao teu comentário?
    Já cá faltava a futebolização da realidade. Parece-me que a iniciativa do Constantino e do João Pedro merecem uma apreciação mais aprofundada do que o grito de "Allez Portugal Allez! Eles que venham que até os comemos!".
    Este tipo de iniciativas - em especial quando assumem um carácter tão voluntarioso e abnegado - não devem ser reduzidas a uma jogatana do "chega-te à frente para mostrares que és bom".
    Parabéns, portanto, ao Constantino e ao João Pedro. Entre outras coisas, mostraram que Portugal é mais do que uma selecção de futebol e do que uma multidão entusiasmada no seu encalço.

    ResponderEliminar
  4. joao, estou longe de ser um fã do futebol. Aliás até preferia que os investimentos feitos em tantos estádios fossem canalizados para algo mais proveitoso. Trocava milhões gastos neste desporto, por milhares em iniciativas que realmente promovam o nosso país.

    No entanto faz parte da nossa cultura, por isso é comum usar expressões de futebol aplicadas a todos os contextos e mais alguns.

    Não tinha a intenção de fazer "futebolizações"... vou ser mais cuidadoso em futuros comentários. Reescrevo assim o meu anterior comentário para:

    Boa! Parabéns pela forma como contribuem para promover o nosso país! Obrigado

    ResponderEliminar
  5. Sim senhor, bom trabalho. Tambem tenho uma foto nesse claustro e em parte com os mesmos rapazes e raparigas. Gostei de ler!

    ResponderEliminar