quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

De volta

Estou de volta à capital e de volta à vida em Deli. Uma semana muito produtiva em Trivandrum, no CDS, seguida de dois dias na nova casa em Goa.

3 comentários:

  1. Qual a principal diferença entre o Sul e o Norte da Índia, é o mesmo que o norte e o sul de Portugal?

    ResponderEliminar
  2. Não, não é o mesmo. Mas, de uma forma muito geral, parece-me que o Sul da Índia é mais limpo, mais simpático e menos agressivo que o Norte da Índia. Por Sul da Índia entendo principalmente o chamado "Dravidistão" (principalmente o Planalto do Decão e as suas faixas costeiras e nortenhas periféricas), enquanto que por Norte os estados BIMARU (Bihar, Madia Pradexe, Rajastão e Utar Pradexe) e o Guzerate.

    ResponderEliminar
  3. Tinha ideia que o norte da União Indiana seria mais rico e desenvolvido que o Sul. Não é por acaso que no norte vivem sobretudo as castas superiores e onde os nacionalistas chauvinistas hindus do BJP obtêm a maioria absoluta dos deputados quer federais quer estaduais. De qualquer forma o Gujarat é estado indiano mais industrializado de toda a Índia, o Punjab e Haryana (são os estados vanguarda da Índia) têm um estilo de vida de tipo europeu, tendo taxas de crescimento de PIB acima de 10%.
    Certo que o Bihar e Uttar Pradesh são dos estados mais pobres da Índia mas esses dois são governados por partidos de esquerda (Uttar Pradesh, pelo Partido Socialista; Bihar pelo Janata Dal- United), tendo o sistema de castas ainda uma grande incidência.
    Quanto à "simpatia", isso é muito relativo... aqui em Portugal também dizem que os nortenhos são mais simpáticos que os "mouros"...
    O BJP é conhecido pela sua política económica mais liberal e mais atractiva do investimento estrangeiro.

    ResponderEliminar