domingo, 18 de fevereiro de 2007

Imagens de Deli: Advocate

Num notário no sul de Deli, um advocate espera por clientes, ao sol matinal. Basta um diploma qualquer tirado numa instituição qualquer numa década qualquer, uma cadeira, uma malita, uma garrafa de água, e um casaco e uma gravata.

4 comentários:

  1. Sinceramente não me parece honesta nem correcta essa sua atitude de andar a tirar fotografias a pessoas anónimas de Deli e publicar aqui no seu site, fazendo comentários às mesmas... Gostava que um estrangeiro viesse aqui a Portugal e o fotografasse como se fosse um objecto turístico e publicasse a foto no seu site com uma descrição como fosse uma etiqueta de um postal turístico???
    Essa desconsideração pela dignidade da pessoa humana é chocante e certamente não faria isso se estivesse em Nova Iorque ou Paris!!! Como dizia o ilustre Primeiro-Ministro Guterres: "As pessoas não são coisas, são pessoas".

    ResponderEliminar
  2. As pessoas não são anónimas. São pessoas. E não me parece que esta foto, e o acto de tirar fotos a pessoas, em geral, seja uma "desconsideração pela dignidade humana" (ainda por cima neste caso, em que o fotografado mantém o seu anonimato).

    É claro que há que ter cuidade a tirar fotografias e não ferir susceptibilidades. Obrigado por me lembrar. Continuarei a ter isso em consideração.

    Coloca, no entanto, uma questão interessante: tiraria eu esta fotografia se eu estivesse noutra parte do mundo, digamos Nova Iorque ou Paris? Eu presumo que sim, embora admita que aqui na Índia as pessoas não se importem tanto de serem fotografadas como noutras partes do mundo. Algo sobre o qual reflectirei e sobre o qual espero escrever por aqui, em breve.

    ResponderEliminar
  3. Ora aqui tambem tenho algo a dizer, ate porque estou na India e ando sempre armado de uma maquina fotografica. Tenho pensado na questao da fotografia de rua bastante tempo e sao estes os limites com os quais funciono. O limite legal, na maioria dos paises de que sei, indica que a rua e um espaco publico e, como tal, os seus participantes "expoe-se" a ser observados e fotografados. A menos que no local haja indicacao em contrario. O meu limite etico e mais pessoal: nao tiro nem publico fotos que minimisem a pessoa em causa, precisamente. E assim vou tirando umas fotos e mostrando umas fotos a quem quiser ver. Faco-o na India, faco-o em Portugal, faco-o na Holanda e tambem o faria em Paris ou Nova Iorque. Ja agora, gostei da foto e gostei do comentario...

    ResponderEliminar
  4. ainda por cima os indianos (homens) que adoram ser fotografados...
    excelente fotografia e um post muito bem apanhado sobre a capacidade de iniciativa que abunda por ai, nao e preciso muito!
    cumprimentos
    susana

    ResponderEliminar