sábado, 3 de fevereiro de 2007

Modernidade

Nós, na Europa, vemos a modernidade como fazendo parte do passado. Desprezamos a modernidade. Estamos constantemente a procurar vias que nos permitam negociar novas e plurais modernidades. Ser moderno é ser cinzento, conservador, ultrapassado. A modernidade constrange.

Aqui, por mais rodeado que eu esteja de intelectuais indianos que advogam o contrário, sinto que o acesso à modernidade, pelo menos para a grande população, ainda é um privilégio. A modernidade liberta. O problema é quando os interlocutores indianos ignoram estas concepções e aplicações espacio-temporais diferentes do conceito de modernidade vigente no Ocidente. Quando as elites indianas, influenciadas e às vezes patrocinadas pelos nossos intelectuais, começam a olhar para a modernidade com desprezo, esquecendo que ela representa, muito provavelmente, a única via libertadora para a maioria dos indianos.

Não é por acaso que os activistas dálitas ("intocáveis") seguem o seu líder histórico Ambedkar e insistem muitas vezes em vestirem um fato com gravata no espaço público, como no caso das campanhas eleitorais aqui na JNU. O fato e a gravata ajudam-lhes na libertação do sistema pré-moderno, assolado de hierarquias e tradições, especialmente estéticas. Parece tudo um pouco ridículo aos nossos rebeldes olhos europeus, em que impera a era casual. Mas é assim, aqui. Outro espaço, outro tempo.

4 comentários:

  1. Sr. Constantino, gostaria de humildemente de saber quem está a pagar a sua estadia em Nova Deli: é o Estado português? Traduzindo... está aí a fazer férias às custas dos contribuintes portugueses???

    ResponderEliminar
  2. A sua pergunta é tudo menos humilde. Fique descansado, que não estou a gastar um único cêntimo público português. E estou cá de tudo, menos de férias.

    ResponderEliminar
  3. E outro mundo também.
    Boa estadia.

    ResponderEliminar
  4. Tenho conhecimento de que a Embaixada da India em Lisboa concedeu bolsa de estudos para o Sr Constantino frequentar o curso de Mestrado em jornalismo na Universidade J.Nehru em N.Delhi.
    Victor Sousa -Goa

    ResponderEliminar