domingo, 29 de junho de 2008

Activists e Terrorists, Nós e os Outros

Esta "notícia" é um gigantesco eufemismo e uma celebração da hipocrisia e incoerência que assolam a subjectividade indiana em relação ao tema "terrorismo". Cá se dá conta da detenção de dois militantes de organizações extremistas hindus, por supostamente terem colocado bombas em cinemas para protestar contra a exibição de um filme.

Os explosivos afinal parece que "only" feriram sete pessoas, mas lembro-me que, imediatamente após os atentados, no início do mês, mereceram grande destaque na imprensa ("Terror strikes again"), com muitas fotos e muito sangue - hideous! E o facto de terem sido interrogadas 1500 pessoas pela Anti-Terrorist Squad de Bombaim prova que as autoridades levaram os ataques muito a sério.

Mas, "2 Hindu activists", observa agora o título da notícia. Activists? Activists, pois sim!

Terrorists, militants, extremists, radicals, anti-social elements, isso está tudo reservado para os Outros. Estes são só, pura e simplesmente, activists, tal como os ambientalistas que se opõem à barragem do Nármada. Activists tal como os que agora querem ver o urso prisioneiro libertado e reunido com o seu dono.

Activists
tal como os que amanhã vão marchar na primeira Delhi Queer Pride Parade? Aguardo com ansiedade a chegada dos jornais na Segunda de manhã, para ver como a sempre objectiva e neutra imprensa se lhes referirá.

Sem comentários:

Enviar um comentário