quarta-feira, 30 de abril de 2008

Índia - Oportunidades cheias de dificuldades

Na primeira pessoa, o Ricardo Silva, estagiário do programa Contacto do AICEP em Nova Deli. Directamente de quem vive e observa no terreno, dia após dia, a realidade da vida empresarial indiana e das ainda embrionárias relações económicas luso-indianas:

Índia - Oportunidades cheias de dificuldades

Portugal descobriu o caminho marítimo para a Índia há mais de 500 anos, mas infelizmente não soube dar continuidade a essa descoberta no mundo dos negócios. Apenas em 2007 foram enviados estagiários do Contacto para a Índia. Apenas em 2007 um Primeiro-Ministro português visitou a Índia. Apenas em 2007 um Presidente da República português esteve na Índia. Apenas agora estão a ser dados os primeiros passos. Entretanto os restantes países ocidentais já se encontram na Índia há mais de 10 anos. Tudo isto num país que representa um sexto do mercado mundial e que pode ser considerada a verdadeira “Terra das Oportunidades”.

Quatro meses passaram desde a minha chegada a Nova Deli e, daquilo que me foi possível ver até ao momento, apesar de ser um mercado enorme, é um mercado extremamente difícil de entrar. A principal razão, são precisamente os próprios indianos.

4 comentários:

  1. Tens toda a razao. Mas gostaria que pudesses ser mais detalhado em relacao ao porque da maior dificuldade serem os indianos. Queres com isso dizer o sistema, a burocracia, a mentalidade, o povo? O que é que realmente se passa na tua experiencia em Deli que te leva a dizer isso?

    ResponderEliminar
  2. Quatro meses passaram desde a minha chegada a Nova Deli .....
    GANDA XEPERTO MEU!!
    Em tão pouco tempo já sabe tanto?
    Nando.

    ResponderEliminar
  3. Caro Nando, se você se dignasse a vir e viver em Deli durante quatro meses, muito provavelmente saberia tanto como o Ricardo deixa transparecer neste texto. Por outro lado, talvez prefira deixar-se sentado no conforto do seu lar e comentar ironias pacóvias nestas confortáveis caixas anónimas.

    ResponderEliminar
  4. Obrigado Constantino por publicares o meu texto... e já agora obrigado pelo comentário em resposta ao Nando.

    Nat em relação a mais detalhes podes visitar www.quefro.blogspot.com onde se encontra o texto na integra.

    ResponderEliminar