quarta-feira, 4 de junho de 2008

Goa Trance

Houve um tempo, lá para 1997 ou 1998 (quando eu ainda jogava nas distritais, a defesa esquerdo), em que eu me orgulhava das minhas origens goesas, porque nessa altura as pessoas - tanto o nosso médio Sérginho, bem como o Vasconcellos Guimarães na Escola Alemã - identificavam Goa logo com o Goa Trance, os sons psicadélicos que então estavam tão na moda e atraíam milhares ao Boom Festival alentejano.

Para alguém que era constantemente confrontado com a reacção "ah que giro, mas então a tua avó vive mesmo lá perto das gravuras rupestres?", esta associação era um espectáculo, muito reconfortante e muito cool.

Hoje, ao ver este vídeo, lembro-me, mais uma vez, do meu entusiasmo idiota de então que, inclusive, me levou a criar uma secção especial no Supergoa.com. Lembro-me de apelidar de "conservadores e reacionários" aqueles inúmeros pedidos para retirar aquela secção, porque supostamente "degradante para a imagem de Goa". Em vez disso, via o Goa Trance como uma forma de identificação, como uma possibilidade de afirmação não só pessoal, mas para Goa também. Aqui estava uma ponte para o mundo.

Assim, passava horas na Internet, à procura de um bom documentário sobre o DJ Goa Gil ou as festas nas praias de Vagator, e dos contactos do DJ Pena, um português que parece que tinha estado lá em 1999/2000, para a mega-millennium party no agora podre Paradiso de Anjuna que, mesmo em cima da passagem de ano, foi cancelada por violar as regras de conservação natural da entretanto repetidamente violada e apodrecida faixa costeira goesa.

Lembrei-me de tudo isto, e de mais algumas coisas, enquanto via este vídeo, mesmo agora. Boa noite.

4 comentários:

  1. Nao sou fa de trance mas sou grande fa de Goa. Ainda assim acho preferivel Goa ser conhecida pela trance do que pela "Scarlett", como acontece agora em Ingaterra

    ResponderEliminar
  2. Ainda assim acho preferivel Portugal ser conhecida pela Rock'n Rio-trance do que pela "rapto da Maddie", como acontece agora em Ingaterra
    honest white

    ResponderEliminar
  3. Honey White, parece-me que não há grande diferença. "Trance" e "Scarlett" reflectem uma única e mesma Goa.

    ResponderEliminar
  4. Goa essa que e' a que a maioria conhece. (In)felizmente

    ResponderEliminar