terça-feira, 3 de julho de 2007

Portugueses da Índia: Nuno e Tiago

Quatro anos depois de me o Indian Council of Cultural Relations me ter informado, por via da Embaixada indiana em Lisboa, de que tinha sido aceite para uma bolsa de estudo de pós-graduação na JNU há, finalmente, uma segunda geração que me segue.

O Nuno e o Tiago, licenciados em Psicologia em Lisboa, entraram em contacto comigo porque se preparam para se inscrever na Sardar Patel University, na pequena cidade universitária de Vallabh Vidhyanagar (30 mil habitantes, logo uma aldeola indiana), no Gujerate, a 140 km de Ahmedabad e a doze horas, de viagem de comboio, de Bombaim. Aguardam-nos dois anos de pós-graduação (curso curricular) em Psicologia, equivalente à pós-graduação que fiz, entre 2004 e 2006, em Relações Internacionais.

O contacto tem sido interessante e tem sido um prazer aconselhá-los e rever e re-encontrar as mesmas dúvidas e questões que me assolavam a mim, em 2004, embora não fosse então viajar para a Índia pela primeira vez, ao contrário do Nuno e do Tiago.

É um excelente sinal: em mais de dez anos, para além da minha candidatura, houve (ao que soube) só uma bolsa, em finais dos anos noventa, concedida a uma aluna portuguesa que foi estudar danças tradicionais indianas em Varanasi, e duas candidaturas aceites de dois colegas meus mais novos, em 2005, licenciados em Relações Internacionais pelo mesmo departamento que o meu (FCSH-UNL), mas que depois optaram por outros destinos.

É, portanto, um bom sinal, porque demonstra que há mais jovens estudantes e investigadores portugueses interessados em aventurarem-se por estas bandas, enfrentar as grandes adversidades que se apresentam a qualquer jovem europeu que tenha que estudar na Índia, mas também as enormes oportunidades para conhecer mais de um país que ainda vai dar muito que falar no futuro. Bem-vindos, Nuno e Tiago. E boa sorte!

1 comentário:

  1. Boa Sorte ao dois.
    Constantino bom trabalho... Este blog é optimo para quem quer conhecer a Índia. Já o indiquei a algumas pessoas que querem visitar esse país. Cátia

    ResponderEliminar