sábado, 30 de junho de 2007

Citações de Deli: Marilda Baptista

Marilda Baptista, leitora do Governo brasileiro na minha universidade, por ocasião da recente visita de Lula à Índia:

A aproximação cultural é um desafio para os dois países, na opinião da antropóloga brasileira Marilda Batista, que vive há um ano e meio na capital Nova Delhi e é professora visitante de Estudos Brasileiros na Jawaharlal Nehru University, uma das principais universidades públicas da Índia.

“Existe um enorme desconhecimento. Tudo fica em termos de clichês, de estereótipos do que seria o Brasil. A Amazônia, o futebol, o carnaval são as imagens que eles recebem na mídia indiana. Mas há um interesse muito grande em conhecer o que é exatamente isso e não ficar limitado aos clichês”, avalia a antropóloga, que faz parte da Rede de Leitorado, programa do governo brasileiro que leva professores doutores e especialistas em língua portuguesa e cultura brasileira a universidades em 22 países. (continua)

1 comentário:

  1. Dada a diferença cultural abismal e a distância que separam os dois países, é natural que existam grandes barreiras entre os povos do Brasil e da Índia e não vejo como isso possa ser superado. É por isso que a relação entre Índia e Brasil é mais pragmática do que cultural, ou seja, cooperação nos campos económicos e políticos. Ao contrário de Portugal que sempre teve fortes relações culturais e históricas com o Brasil e que portanto haja um enorme intercâmbio entre os dois povos a todos os níveis, com a Índia a relação do Brasil é de maior oportunismo e conveniência, com benefício para os dois lados.
    Apesar de tudo, honra seja feita à anunciada semana cultural da Índia no Brasil, e da semana cultural do Brasil na Índia, muito embora acredite que pouco resultará para fazer conhecer aos povos de ambos os estados que fuja aos estereótipos mencionados.

    ResponderEliminar