domingo, 18 de junho de 2006

Where is India?

Num jornal da noite televisivo, uma pequena peça reporta sobre a 6ª edição da Festa da Diversidade, no meio do Martim Moniz. Obviamente uma festa com fortes orientações políticas à esquerda (basta olhar para os oradores dos dois debates agendados).

Mas com o seu interesse, afinal marcando desta vez o mesmo espaço que já tanto é conotado com a extrema-direita com uns toques cosmopolitas e simpáticos. Ainda bem. Participam (até amanhã) dezenas de associações, clubes, restaurantes etc., um pouco de tudo que a Lisboa global e multicultural nos apresenta hoje em dia. No programa oficial vejo referências à Guiné Bissau, à Moldávia, à Galiza, a Moçambique, a Cuba (claro) e mesmo à associação dos filipinos residentes em Lisboa, para além de um curioso "Colectivo Kilimandjaro".

E a Índia ausente! Nem uma associação, nem uns siques para dar cores com turbante e barba ou uns goeses para dar uns passos de dança? Nem uma barraquinha com umas chamuças? Desculpem lá, mas uma "festa da diversidade" em pleno Martim Moniz sem indianos, é como... arroz sem caril a acompanhar.

3 comentários:

  1. deixa o caril punjabi
    faz.t mal

    ResponderEliminar
  2. guerrilheiro fundanense,
    um abraço e obrigado por postares por aqui e teres finalmente saído da penumbra do anonimato

    ResponderEliminar
  3. "Desculpem lá, mas uma "festa da diversidade" em pleno Martim Moniz sem indianos, é como... arroz sem caril a acompanhar."

    De facto... Parece-me que, por um lado, a grande maioria de "nós", descendentes de indianos e cidadãos portugueses há gerações, não vemos nenhum interesse em exibições deste género, que alguns achariam folclóricas. Penso que sentir-me-ia ali tão estrangeiro como um "tuga" típico. Por outro, as novas comunidades de origem indostânica aqui chegadas na última década (os sikhs, com os seus turbantes, os escuros begalis, etc), parecem ser, também, gente reservada, e de modo algum semellhantes às comunidades brasileira, africana ou da Europa de Leste na sua "joie de vivre". O mais certo é que tenham ficado em casa a ver a Zee TV :)))

    ResponderEliminar