quinta-feira, 8 de junho de 2006

Cabinet Meeting

47, nada mais, nada menos. A Índia é governada a partir de Nova Deli por 47 ministérios. Entre eles, o Ministério para os Assuntos Tribais, velando pelos interesses de cerca de 7% da população indiana que faz parte de centenas de tribos, especialmente concentrados nos sete estados enclavados no "Northeast", e no estado central de Jharkhand.

Há ainda o Ministério para as Fontes de Energia Não-Convencionais, o Ministério do Aço, o Ministério dos Químicos e Fertilizantes, ou o Ministério para as Indústrias de Processamento Alimentar. Querem mais? Ora levem lá com um Ministério das Minas, um Ministério para o Desenvolvimento do Oceano ou um Ministério para os Têxteis.

É muita burocracia, muito papel e, acima de tudo, muito pessoal. Logo, requer o Ministério para o Pessoal e as Reformas. E como os indianos estão espalhados pelos quatro cantos do mundo, inventaram há uns anos o Ministério para os Assuntos de Indianos Além-Mar. Aliás, não é caso raro os ministérios aparecerem e desaparecerem de noite para o dia, ou de dia para a noite. São talhados à imagem dos políticos que precisam de uma "pasta", à revelia de qualquer organização e estruturação racional, ou tendo em vista nada mais, nada menos, do que garantir novas fatias específicas do eleitorado (os vote banks).

O que eu gosto de imaginar, é o Conselho de Ministros (Cabinet Meeting), a 47. Aquilo deve ser bem mais animado e produtivo do que muitas sessões da nossa Assembleia da República em São Bento. E imaginar também qual será a próxima invenção ministerial. Talvez um Ministério para a Qualidade Global do Caril? Ou talvez um Ministério para a Dinastia Gandhi. Este, por certo, não seria dissolvido tão rapidamente assim.

1 comentário:

  1. De alguma forma todo essa diversidade descontrola e caótica é justamente o que dá espaço a sociedade para se desenvolver de forma mais "desatada".

    E de alguma forma, entre tanta miséria, as coisas evoluem...

    ResponderEliminar