sábado, 18 de agosto de 2007

Indianização (Atlântico)

Excerto da minha crónica mensal "Passagem para a Índia", na revista Atlântico de Agosto, nas bancas ainda.

Correspondentes de Guerra

PASSAGEM PARA A ÍNDIA
Constantino Xavier em Nova Deli

INDIANIZAÇÃO

"Em 1947 Nehru e Patel conseguiram reunir, sob uma soberania, centenas de grupos étnicos, linguísticos e religiosos, mas a unidade era uma mera ilusão, formal e no papel. A nomenklatura procurou traduzi-la na prática. Ao longo de várias décadas centralizou o sistema político, obrigou os jovens a frequentarem “campos de integração nacional” e apostou no intercâmbio de militares e quadros administrativos, entre outras medidas homogeneizadoras para criar mais “indianos”. Contudo, as tentativas foram saudadas com um entusiasmo moderado, se não resistência.

Como surgiu então o sucesso da indianização? Surpreendentemente, pela via económica e não-governamental. As reformas de 1991, as privatizações e a abertura da economia criaram condições ideais para que a indianização se fizesse de forma natural, subtil e silenciosa, sem o barulho da imposição estatal.
"

2 comentários:

  1. Por favor Constantino dê uma liçao aos jornalistas portugueses porque tem o nível de cultura geral muito baixo.
    é uma vergonha.

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo. Eu não costumo dar lições a ninguém, bem pelo contrário. Mesmo assim, admito que tenho criticado, neste espaço, o jornalismo português, em particular a sua cobertura Internacional, e mais em específico ainda, a cobertura (ou ausência dela) da Índia. No entanto, são, pelo menos da minha perspectiva, críticas construtivas. O meu próprio trabalho jornalístico aqui é, aliás, muitas vezes insatisfatório comparando com os critérios que defendo.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar