quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Bhajji not racist



Três palavras que hoje bombardeiam as capas dos diários e, ainda ontem, abriram eufóricas os serviços noticiosos na televisão. Bhajji not racist. A saga "racista" da selecção nacional de críquete indiana e o jogo com a Austrália, há uns quinze dias, termina assim como era previsível.

Tudo rodou à volta de uma acusação de racismo que Symonds, um jogador australiano de origem aborígene (foto em cima), dirigiu ao jogador indiano Harbhajan. Symonds já anteriormente tinha sido vítima de racismo indiano, especialmente por parte do público cá da terra, que gosta de urrar e pular, tal e qual símios, sempre que é ele o batsman ou bowler (comportamento familiar no mundo do futebol europeu). Desta vez, segundo a acusação australiana, Harbhajan chamou Symonds de "big monkey" ou algo parecido, durante o jogo.



O mais interessante nesta história toda é a forma como a Índia inteira reagiu à acusação. Nós, indianos, racistas? Impossible, simply ridiculous. Condenação generalizada. Os australianos não sabem perder, pensa-se e diz-se também (acabaram por perder o jogo, os indianos quebrando assim uma sua série vitoriosa inédita). A federação indiana de críquete, a poderosa BCCI, ajudou a colocar achas na fogueira: se Harbhajan fôr condenado, a equipa abandona imediatamente o torneio, como medida de retaliação, avisou.

Ontem, dia de decisão oficial da ICC, a congénere da FIFA, aconteceu portanto o óbvio: Harbhajan foi condenado por uma violação de gravidade 2 (abuso geral menor), e não 3 (ofensa racista grave), atraindo assim uma pena mínima. O país recebeu a notícia com imenso alívio: Bhajji not racist. Logo, we not racist.

Pior, o Times of India de hoje leva o fervor nacionalista, racista e xenófobo indiano até aos limites, confirmando todas as suspeitas com que analisei este episódio nestas últimas semanas. Anuncia, como título de abertura, em letras garrafais: "Monkey off Bhajji's back".

1 comentário:

  1. "comportamento familiar no mundo do futebol europeu"... Certo, a tal referência politicamente correcta que se deve quando se comenta um problema entre as selecções indianas e australianas. Compreendo mas era escusado alimentar tal ideia que já criticou de que se estabeleceu a nível mundial a ideia de que o racismo é ocidental... Cumprimentos de Braga

    ResponderEliminar