Num restaurante de categoria média, depois de eu pagar a conta com uma nota de 500 Rupias, o empregado só me entrega o troco em notas, ficando-me assim a dever três rupias, cerca de seis cêntimos de Euro. Mas limita-se a sorrir e a agradecer, preparando-se para me acompanhar até à saída.
Sem qualquer explicaçao, como se as moedas não existissem. Sem qualquer explicação, como se me desafiasse a enfrentar vergonha pública por pedir três moedas de uma Rupia. Sem qualquer explicação, como se três Rupias não bastassem para dar um chamuça e meia a umas quantas crianças lá fora, na rua.
É verdade mas aqui há uns anos a Índia tinha falta de moedas e as pessoas perderam o hábito de as usar, o que pode explicar em parte esse comportamento. A mim sucedeu-me em restaurantes turísticos de Goa o troco não vir com quantias bem mais importantes e traduzíveis em notas. Como se nem se discutisse a gorja do «turista».
ResponderEliminarFeliz Diwali!
ResponderEliminarNada que não aconteça diariamente em Portugal em todo o lado
ResponderEliminarNão sei em que Portugal é que vives, mas quando me dão troco, moedas não faltam e vem certo. Se não vier reclama-se!
ResponderEliminarEu haveria lá de querer saber se há ou não moedas, três rupias são três rupias!