quinta-feira, 27 de janeiro de 2005

Republic Day

A 26 de Janeiro de 1949 entrou em vigor a Constituição da União Indiana. Desde então essa data é marcada com grande pompa na mais larga avenida da capital Nova Deli, com uma parada militar impressionante. É o Republic Day. Estive presente, numa das primeiras filas, entre milhares de jubilantes indianos.

Não há muitas palavras – nem eu tenho os suficientes conhecimentos técnico-militares – para descrever como o arsenal indiano e a disciplina patriótica indiana são grandiosos. Por mais imune que se seja à nacionalista ideia indiana ou por mais alérgico a militarismos este é um daqueles eventos que impõem respeito e nos deixam a maior parte do tempo de boca aberta.

Tanques, aviões, arrebenta-minas, ultra-leves, infantarias, helicópteros, batalhões de camelos, cavalaria e claro os magnânimos mísseis nucleares ("Prithvi" e "Agni"; começem a familiarizar-se com estes nomes que em breve poderão estar a voar por aí) desfilaram à minha frente, bem como o Presidente da Índia, o Primeiro-ministro, os Comandantes das Forças navais, aéreas e terrestres etc., milhares de homens armadas alinhados milimetricamente.

A Força aérea impõem sempre mais respeito. Imaginem dois caças Mig russos a serem reabastecidos no ar por um avião-tanque enorme, em cima das vossas cabeças, em Janpath ou na Avenida de Liberdade. Um Suhkolev russo a fazer uma manobra supersónica que vos faz sentir zonzos, numa sucessão de acrobacias até desaparecer na altitude imensa que nos separa dos céus.

Estamos a falar de um exército de um milhão de homens, de uma força aérea com capacidade nuclear e de uma marinha que é das cinco maiores do mundo. Se fosse uma pessoa, num dia primaveril, a Índia certamente comeria 5 Portugais ao pequeno almoço e uns 8 ao almoço, arrotando umas 4 Lisboas e 3 Portos pelo meio.

2 comentários:

  1. iiiiiiiiiihhhhhhhh, tá-te a entrar no sangueeeee, lá se vai a revolução goesaaa
    tu keres é beber um belo vinho do Dao

    ResponderEliminar
  2. Fecha a boca. Pega numa arma. Junta-te a eles. Torna-te político e militar. Promove alianças. Muda o discurso e a cultura. Estabelece relações comerciais. Diplomacia diária. Conquista a paz.

    Abraço,
    Paulo

    ResponderEliminar