sábado, 31 de maio de 2008

O ignorado mercado turístico indiano



(foto de D. Straughan - thanks!)

Last year, Indian tourists were declared the second highest spenders in Britain (globally) with an average per capita spend of 850 pounds sterling for a duration of 26 days. According to an estimate by VisitBritain, Indians logged 366,745 visits to Britain in 2006 and spent over 315 million pounds, an increase of 89 million pounds from 2005. Indians overtook tourists from Japan as the biggest Asian spender in Britain.

Pior do que o facto de o número de turistas portugueses na Índia continuar a ser mínimo (embora crescente), só mesmo a nossa ignorância sobre a Índia como potencial fonte de turistas para a nossa economia à beira-mar plantada.

Enquanto que outros países europeus há muito que andam na Índia à caça desta classe média e alta indiana com um imenso poder de compra, nós damo-nos ao luxo de negligenciar as mais-valias que nos distinguem e nos beneficiariam potencialmente.

Temos uma capital com um património e cultura marcados por uma centenária ligação colonial à Índia (keyword Vasco da Gama), somos competitivos em termos de preço-qualidade com a maioria das outras cidades do Norte e Centro europeu, oferecemos segurança e o chavão de sermos um dos raros países europeus não atingidos pelo terrorismo bombista, temos a atracção Fátima para os milhões de católicos (e hindus) indianos e, na perspectiva da muito competitiva classe média-alta indiana, em busca obsessiva por distinção e status, Portugal fica off the beaten track: é chique e exótico dizer-se em Deli que se esteve em Lisboa, ao contrário de Paris, Londres, Itália e Roma, já saturadas pela indústria turística dos “ tours empacotados”, para a ralé.

O mais interessante é que, não obstante este nosso atavismo em relação ao potencial deste mercado - e incapacidade de nele promover o nosso país como destino turístico, dizia eu que o mais interessante é mesmo que eu continuo a aterrar regularmente na Portela na companhia de famílias e casais indianos que escolhem Portugal como destino de férias. Não são, portanto, necessárias unhas muito mais afinadas para tocar esta guitarrinha.

4 comentários:

  1. Muito bem! Aplaudo!

    Convem saber que a promocao turistica de Portugal foi retirada ao antigo ICEP, nao esta mais nas competencias da actual AICEP e cabe inteiramente ao Instituto de Turismo de Portugal.

    Mas claro que deveriam fazer alguma coisa... Embaixada incluida...

    alcipe

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  2. Bom dia alcipe, welcome back!

    Todos nós deveríamos fazer alguma coisa, especialmente num mês em que nos vamos todos entreter a urrar, em frente à televisão e até à exaustão, POR-TU-GAL, POR-TU-GAL, ...

    E não vale a pena (nem era esse o meu intuito) apontar dedos, como sempre, exclusivamente aos agentes públicos. Por onde anda a visão estratégica dos nossos empresários, dos nossos operadores turísticos, das nossas (?) transportadoras aéreas, das nossas agências de viagens?

    Ah, esquecia-me: claro que, para o nosso imaginário míope, indianos em hoteis e restaurantes lisboetas, só mesmo os "qué-flô".

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  3. I'm happy that you like my photo, but would you please add a credit and a link to http://www.beginningwithi.com/ ? Thanks.

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  4. Perfeitamente de acorod, já tenho pensado nisto várias vezes. Repara por exemplo como a Suiça - país com pouca ou nenhuma ligação histórica à Índia - consegue absorver tantos dos turistas que da Índia se deslocam à Europa. Não faz sentido que Portugal não se esforce por fazer o mesmo.

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