segunda-feira, 16 de outubro de 2006

Aldrabando (intro)

Depois da série "Redescobrindo" em que procuro discutir criticamente a transcrição de localidades e de conceitos indianos para o português (embora me tenha ficado pelo "Nova Deli") e depois da série "Imagens de Deli" em que partilho fotografias da Índia e redondezas, vem aí uma nova série, dedicada ao tema preferido dos turistas na Índia: as 1001 formas de ser aldrabado, enganado e intrujado por estas bandas, "Aldrabando". Serve de curiosidade, mas também de pedagogia a quem por aqui anda ou vier a andar.

2 comentários:

  1. O maior aldrabão és tu, ó palhaço colonialista!

    Sempre a insistir no estigma do indiano-aldabrão-intruja, quando devias tar era a reflectir na matriz da ética de trabalho indiana (distinta tanto da protestante, fundada no livre-arbítrio e na ideia da construção de "um paraíso na terra", como da confucionista, baseada na obrigação e no ritual), sobre a qual repousa grande parte do sucesso e do dinamismo económico da Índia contemporânea.
    Embrulha, ó albuquerque-de-trazer-por-casa!

    ResponderEliminar
  2. "matriz da ética de trabalho indiana"? Interessante, amigo Savarkar. Desenvolva. Talvez chegue a Londres... ou a Nova Iorque.

    Quanto ao sucesso e dinamismo económico da Índia, estamos de acordo. Basta ler um pouco deste blog.

    Quanto ao "estigma do indiano-aldabrão-intruja", estamos de desacordo. A Índia é grande demais para ser simplisticamente caracterizada nos seus termos. Mas a Índia também é grande de mais para não ter um olhar de autocrítica e reparar nas 1001 formas em que, no seu solo, estrangeiros são diariamente enganados (aldrabados). Por mais exótico que isso seja, é uma realidade.

    ResponderEliminar