quinta-feira, 16 de março de 2006

Disclaimer

Tenho reparado que a maioria dos estrangeiros, e mesmo alguns indianos, começam sempre com um aviso inicial, tipo disclaimer, antes de lançarem alguma opinião geral sobre “a Índia”, acerca “deste país”, ou relativa aos “indianos”. Esse aviso versa quase sempre assim: “Claro que há uma diversidade enorme, mas falando em termos gerais...”. Afinal, a Constituição reconhece oficialmente mais de duas dezenas de línguas, para além de haver perto de um milhar de idiomas e dialectos falados de Norte a Sul, dezenas de religiões que se professam activamente de Leste a Oeste, centenas de divindades que recheiam o panteão hindu (com nomes de A a Z), dezenas de grupos étnicos (dos arianos aos descendentes de zulus) e centenas de castas e subcastas (dos brâmanes aos intocáveis). Mais e mais acredito que na Índia tudo é verdade, e o contrário também.

4 comentários:

  1. Vim aqui parar quase por acaso. Curiosamente, tenho deixado no meu blog alguns posts relativos à India. Fascina-se esse país, apesar de o não conhecer ao vivo. E o que me atrai é precisamente toda essa diversidade que bem retratas neste post. Compreedndo a tua indignação. Para nós que estmos longe, não custa generalizar, é muito mais fácil

    Um abraço de um ilhéu perdido no meio do Atlântico!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo blog!

    Beijinhos e um bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  3. Caro Paulo, Cara Alice,

    obrigado pela vossa visita portuguesa. Já vi também os vossos blogs e aprendi algumas coisas com a Alice e adorei ver as fotos (especialmente sobre o Holi na Índia) no do Paulo. Recomendem esta Vida em Deli aos vossos amigos e... passem por cá para verem com os vossos próprios olhos.

    Constantino

    ResponderEliminar
  4. "Mais e mais acredito que na Índia tudo é verdade, e o contrário também."

    Bom! Muito bom.

    Bom blog...

    ResponderEliminar