terça-feira, 3 de julho de 2007

A Índia e a presidência portuguesa da União Europeia (Relações Internacionais nº 14)

É lançado hoje, ao fim do dia, o número 14 da revista Relações Internacionais, do Instituto Português de Relações Internacionais dirigido pelo Prof. Carlos Gaspar, dedicado especialmente à Europa, e os seus desafios e políticas. Destaca-se o artigo do Secretário de Estado Manuel Lobo Antunes: Europa: daqui para a frente (versão integral aqui)

No dossier especial relativo à Presidência portuguesa do Conselho, a revista inclui um comentário meu sobre a Índia, intitulado "A Índia e a presidência portuguesa da União Europeia" (pp. 125-129). Fica aqui o parágrafo inicial:

"Sete anos depois da primeira cimeira União Europeia-Índia, realizada em Lisboa sob os auspícios de António Guterres e Atal Vajpayee, em Junho de 2000, Portugal volta a ocupar uma posição de destaque numa das mais importantes parcerias estratégicas e cimeiras anuais que Bruxelas mantém com um restrito grupo de seis países. A oitava cimeira está agendada para o mês de Novembro, provavelmente no seguimento da cimeira com a China, em Pequim, e contará, do lado europeu, com uma privilegiada presença portuguesa, com José Sócrates e Durão Barroso na qualidade de representantes do Conselho e da Comissão da União Europeia (UE), respectivamente."...

Sem comentários:

Enviar um comentário