sexta-feira, 29 de dezembro de 2006

A deusa das pequenas coisas

She’s certainly not the sort of role model that utters platitudes and makes us feel good about ourselves. On the contrary, she manages to ruffle many Indian feathers. Deconstructing the complex Indian responses to Roy reveals layers of prejudice.

Um excelente artigo de opinião sobre a autora de O Deus das Pequenas Coisas, agora uma das mais corajosas activistas pelos direitos humanos e pela liberdade de expressão na Índia. Se a Índia fosse mesmo democrática, como alguns ingénuos gostam de sublinhar, pessoas como Roy não teriam a quem vender o seu peixe.

2 comentários:

  1. O Deus das pequenas coisas ("Velutha", não era?...) é um excelente livro. Tenho pena de não conhecer mais nenhum da Arundati Roy.
    Feliz 2007!

    ResponderEliminar
  2. Andreia,

    dos novos livros dela, mais ensaios políticos, sugiro
    The Algebra of Infinite Justice
    http://en.wikipedia.org/wiki/The_Algebra_of_Infinite_Justice
    Acho que este está traduzido para português. Ou um outro dela, sobre a barragem de Narmada que o Governo do Guzerate quer construir, contra a vontade popular, especialmente tribal.

    E, mais recentemente, os seus acutilantes ensaios desvendando alguns cantos escuros sobre o processo judicial que acusa alguns caxemires de estarem envolvidos nos ataques terroristas ao Parlamento indiano, em Dezembro de 2001.

    Bom ano para ti tb,
    Constantino

    ResponderEliminar