segunda-feira, 4 de dezembro de 2006

Atlântico: Recensão

Excerto da recensão que escrevi sobre o livro que já aqui tinha comentado. Na revista Atlântico deste mês, já nas bancas. Onde, por sinal e por erro infeliz, falta a minha habitual e mensal crónica Passagem para a Índia. Mas para o mês há mais.
PÓS-OCIDENTALISMO
Ashutosh Seshabalaya, Made in Índia, Lisboa, Centro Atlântico, 2006, 388 pp.
Por Constantino Xavier

"Oriundo “de uma família de notáveis da Índia”, representa uma elite que vive um momento de êxtase e de afirmação, tanto na diáspora, bem como nos corredores diplomáticos de Nova Deli, na bolsa Sensex de Bombaim e nos parques tecnológicos de Bangalore. A sua prosa é, por isso, material indispensável para uma abordagem sociológica aos que estão por trás da emergência indiana, aos seus interesses económicos pró-ocidentais, bem como aos seus complexos históricos e políticos, pós-colonialistas e anti-ocidentais."

2 comentários:

  1. Namaste!!!

    wow... e eu pensava que ser aventureira era vir estudar para Inglaterra... Tu é que és um aventureiro de primeira!!! O mais próximo que estou da India é quando estou com o meu namorado, que é de Gujarat.

    Eu vou passando por aqui. x

    ResponderEliminar
  2. Karina e Rebel,

    obrigado pela vossa visita e voltem sempre. Perceberão que a Índia, afinal, não fica tão longe como vos pode parecer agora.

    Constantino

    ResponderEliminar