sábado, 26 de abril de 2008

Gosto e recomendo: Rail Museum

Como quase todos os museus nacionais em Nova Deli, também este encontra-se muito mal conservado. As carruagens novecentistas encontram-se abandonadas ao ar livre, cobertas de ferrugem, o interior do edifício cheira a mofo vintecentista e só poucas das animações eléctricas interactivas funcionam.

Situado na periferia da zona diplomática mais nobre da cidade, a verdejante e calma Chanakyapuri, o National Rail Museum é, no entanto, passagem obrigatória para quem quiser saber um pouco mais sobre o passado e o presente da Índia.

O museu não se restringe a uma simples narração cronológica do desenvolvimento de um meio de transporte. Mergulhar na história dos Indian Railways é também mergulhar na história do colonialismo britânico e na conturbada cristalização de um espaço que é muito mais do que geográfico, logo histórico, económico e político: a Índia moderna.

Nem que seja só uma volta apressada, enquanto que os mais pequenos, lá fora, dão uma voltinha no Toy Train ao ar livre: a história da conquista da Índia pelo aço e pelos carris passará a fazer-lhe companhia durante o resto da sua estadia no país. Especialmente se tiver agendada um viagem ferroviária no Himalayan Queen para Shimla ou no Darjeeling Monorail. Mas também se escolher uma simples viagem em General ou Sleeper.

Sem comentários:

Enviar um comentário